O curso de Biomedicina teve início no ano de 2010. A Biomedicina é uma área do conhecimento voltada para a condução de estudos e pesquisas no campo de interface com Medicina, Biologia e Farmácia-Bioquímica, relacionado com as pesquisas das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, na busca das suas causas, prevenção, diagnóstico e tratamento.
O curso é noturno, com duas entradas anuais de 20 estudantes. A graduação em Biomedicina tem duração prevista de cinco anos e meio. Nos cinco primeiros períodos, as disciplinas de formação básica são cursadas, principalmente, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A partir do quinto período, os estudantes passam a cursar matérias específicas na área de análises clínicas e toxicológicas, como hematologia, microbiologia, parasitologia, toxicologia ambiental, etc. ofertadas na Faculdade de Farmácia.
Os biomédicos têm sua atuação concentrada em laboratórios clínicos, mas sua ampla formação permite também trabalhar em análise ambiental principalmente voltada à qualidade da água e do ar; análise bromatológica; em bancos de sangue; em exames de Citogenética Humana e Biologia Molecular; no auxílio da reprodução humana assistida; no diagnóstico por imagem; e no desenvolvimento de soros, vacinas e kits de diagnóstico.
Modalidade: Bacharelado
Turno: Noturno
Vagas: 40 (20 por semestre)
Duração Padrão: 5 anos e 6 meses
Unidade: Faculdade de Farmácia, Campus Pampulha