A empresa Farmacêutica Janssen da Johnson & Johnson iniciou os estudos de fase 3 da vacina contra COVID-19 em diversos países.
No Brasil, iniciou-se o recrutamento, no início de outubro, pela Faculdade de Medicina da UFMG. Para participar basta acessar o formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQs0sF1ViTaijIl69KXjP9Pey4fTn12xK_7qld2jTC3fAh-w/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628.
No formulário são coletadas informações sobre condições de saúde e disponibilidade de comparecer ao Hospital das Clínicas para participar da pesquisa.
Uma vez preenchido o formulário e realizada a inscrição, os pesquisadores irão avaliar se a pessoa inscrita está de acordo com o perfil procurado.
A ideia é recrutar pessoas que corram risco de infecção pelo vírus, e considerar a diversidade populacional, como variáveis de faixa etária, condição social, raça, gênero, dentre outros. Priorizando aqueles que usam transporte coletivo, moradores de comunidade, trabalhadores de nível médio ou que atuam na limpeza.
Os participantes devem possuir 18 anos ou mais. Está previsto a condução do estudo em duas etapas:
1a etapa: Indivíduos sem patologias prévias
2a etapa: Indivíduos com comorbidades
Os voluntários serão alocados aleatoriamente para receber a candidata a vacina ou para receber placebo. Nem os investigadores e nem os voluntários saberão o tipo de intervenção que estão recebendo.
O início do recrutamento será na segunda semana de outubro e o acompanhamento dos participantes será por 24 meses.
Os participantes que receberem placebo terão prioridade para serem vacinados, caso a eficácia da vacina seja comprovada.
Texto produzido por: Ana Luiza Pereira da Rocha, graduanda em Farmácia, Faculdade de Farmácia da UFMG
Revisão: Profa. Maria das Graças Braga Ceccato
Edição e postagem: Mariana Dias Lula
Referências: