O que é: é a realização de atividades acadêmicas em instituições fora do país, por meio de Programas da UFMG como o Minas-Mundi e Ciência sem Fronteiras. A inscrição no Minas-Mundi é realizada na DRI (Diretoria de Relações Internacionais da UFMG), conforme edital anual, e a inscrição no Ciência sem Fronteiras é realizada no site da Capes.
O aluno só poderá participar de intercâmbio acadêmico internacional se:
– Estiver regularmente matriculado em Curso de Graduação da UFMG.
– For aprovado no processo de seleção dos programas Minas Mundi ou Ciência Sem Fronteiras.
– Tiver disciplinas a cursar na UFMG após o intercâmbio.
Quando e onde solicitar: o aluno deve observar os trâmites necessários no DRI (Diretoria de Relações Internacionais da UFMG). Documentos necessários no processo são:
1) Carta de aceite, emitida pela Instituição Estrangeira ou pela CAPES
2) Declaração de Selecionado para Graduação “sanduiche” internacional, emitida pela DRI
3) Formalização de Afastamento
4) Plano de Atividades Acadêmicas ( fornecido pela DRI )
Outras informações:
– No Plano de Atividades Acadêmicas, o aluno deverá descrever as disciplinas que pretende cursar ou outras atividades a serem realizadas.
– Nos casos em que o aluno não tiver acesso à grade curricular dos cursos das instituições de intercâmbio, impossibilitando o preenchimento do plano, ele deve escrever um texto, declarando que as disciplinas a serem cursadas serão definidas na matrícula presencial na Instituição de Intercâmbio e que está ciente de que deverá enviar o Plano atualizado ao Colegiado do Curso de Biomedicina.
– É obrigatória a atualização do Plano de Atividades e envio do mesmo ao Colegiado assim que forem definidas as atividades do estudante na Instituição de Intercâmbio. Isto será utilizado como um dos critérios para aprovar o aproveitamento de disciplinas realizadas no Intercâmbio na integralização do Curso de Biomedicina, no retorno do aluno ao Brasil.
– Ao retornar do intercâmbio, o aluno deverá apresentar ao Colegiado do Curso de Graduação um relatório constando todas as atividades executadas, acompanhado de documento oficial da instituição estrangeira com o conteúdo programático das disciplinas cursadas com a pontuação.
– O aluno poderá solicitar o aproveitamento de estudos das disciplinas cursadas, para integralização de créditos no Curso de Biomedicina, mediante apresentação de documentação oficial com pontuação e conteúdo programático da atividade realizada no intercâmbio.