

A origem do CEDAFAR – UFMG data de 1963, quando foi criado o Laboratório de Controle de Qualidade (LCQ), com a finalidade de exercer atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços na área de conhecimento de fármacos e medicamentos, sendo um dos pioneiros nas Faculdades de Farmácia instaladas no Brasil.
Desde a década de 1970, o laboratório presta serviços analíticos de controle de qualidade de medicamentos, tendo iniciado tal atividade com os medicamentos distribuídos dentro do programa institucional público da CENTRAL DE MEDICAMENTOS (CEME), utilizando, inicialmente, especificações farmacopeicas e, posteriormente, o manual da qualidade da CEME, que continha os procedimentos analíticos, os critérios e os limites de aceitação do programa governamental.
Com a finalidade de trazer aos alunos um ensino de qualidade, primou-se pelo desenvolvimento de procedimentos analíticos, que levaram às suas atuais atividades de pesquisa e prestação de serviços. Esse fato gerou a necessidade de se ter laboratórios dedicados aos variados interesses, sendo necessária, então, a aquisição de equipamentos para usos exclusivos do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços.
Cinquenta anos depois se tem um espaço de conhecimento envolvido com a formação acadêmica de graduação e de pós-graduação, com projeção nacional e internacional em sua prestação de serviços externos. Esteve envolvido na elaboração de monografias farmacopeicas baseada em sua expertise adquirida quando parceiro governamental do programa CEME.
Foi parceiro desde os primeiros momentos na construção da atual Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tendo sido o primeiro laboratório brasileiro a ser habilitado pela agência regulatória para a realização de estudos de equivalência farmacêutica (EQFAR – 001) e um dos primeiros a ser habilitado pela ANVISA na Rede Brasileira de Laboratório Analíticos em Saúde (REBLAS), com o código ANALI 033.
Vem desenvolvendo ao longo dos anos trabalhos de pesquisa, orientações voltadas aos alunos de graduação e de pós-graduação, tanto de mestrado quanto doutorado e publicações de interesse farmacêutico no que tange à qualidade de insumos farmacêuticos ativos e especialidades farmacêuticas.
O CEDAFAR é pioneiro, também, no estudo, desenvolvimento e validação de métodos analíticos para controle de qualidade, tendo elaborado inúmeros dossiês que levaram à publicação de monografias e métodos gerais na Farmacopeia Brasileira, além de contribuir com o Formulário Nacional e o Formulário de Fitoterápicos.