Apresentação

O Departamento de Farmácia Social (FAS) foi criado em 1984 e tem como proposta de trabalho atuar na área da Saúde Coletiva. Sua criação, marco na área acadêmica da Farmácia no Brasil, trouxe para a Faculdade de Farmácia da UFMG a demanda da organização da Assistência Farmacêutica, na perspectiva do SUS.

Sua equipe docente busca trabalhar a questão do consumo de medicamentos na sociedade tendo como marco conceitual o uso racional de medicamentos e a interface saúde e ambiente, abordando a presença do medicamento no meio ambiente, área importante para a atuação moderna do farmacêutico. Assim, se caracteriza por desenvolver atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação profissional e a intervenção direta na questão do consumo de medicamentos em nossa sociedade, e tendo como norte a busca da racionalidade desse consumo de acordo com o conhecimento científico atual.

Em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, sua equipe estuda a saúde das coletividades humanas em suas dimensões biológica e social, com foco dirigido ao medicamento. Analisam aspectos epidemiológicos, culturais, políticos, econômicos e organizacionais pertinentes à saúde humana, enfocam a Assistência e a Atenção Farmacêutica, o medicamento e sua utilização, e pretendem contribuir na, formação, na produção de conhecimentos e na prestação de serviços que subsidiem a implementação de um modelo de Assistência e de Atenção Farmacêutica no SUS. Nessas atividades, o corpo docente adota a interdisciplinaridade dos problemas afeitos à Saúde Coletiva e, especificamente, ao uso do medicamento, como a chave para a compreensão holística dos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top