A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi fundada em 1963 com sede própria a partir da separação com a Escola de Odontologia.
Atualmente a Faculdade recebe, anualmente, 80 novos alunos de Farmácia, nos cursos diurno e noturno e 40 alunos de Biomedicina no curso noturno. A formação profissional dos alunos tem uma base teórica sólida aliada à prática profissional e de pesquisa com uma visão crítica e reflexiva norteados pelos valores éticos e sociais.
O investimento na formação de seus professores e a melhoria de sua infraestrutura, alcançada pela construção da nova sede no Campus Pampulha, possibilitou um maior crescimento da Faculdade de Farmácia. Ademais, depois de ter o seu corpo docente titulado adequadamente, a Faculdade investiu na criação de cursos de pós-graduação e na atualidade oferece cursos de doutorado, em Ciências Farmacêuticas; Medicamentos e Assistência Farmacêutica; Análises Clínicas e Toxicológicas; e Ciências de Alimentos.
Além da excelência no ensino e na pesquisa, a Faculdade de Farmácia oferece à sociedade a prestação de serviços relacionados ao controle de qualidade de medicamentos, análises de parâmetros microbiológicos em água para consumo humano, produção de radiofármacos, farmacovigilância e análises bioquímicas de alimentos.
Dessa forma, a Faculdade de Farmácia continua a cumprir seu papel social, crescendo e se desenvolvendo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, sempre com atenção dirigida a uma formação de excelência para os profissionais farmacêuticos e biomédicos.