A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi instituída a partir da criação do curso de Farmácia em 2011, quando ainda se denominava “Faculdade de Odontologia e Farmácia”. Em 1963 houve a separação com a Escola de Odontologia, sendo estabelecida com sede própria.
Atualmente a Faculdade recebe, anualmente, 212 novos alunos de Farmácia, nos cursos diurno e noturno e 40 alunos de Biomedicina no curso noturno. A formação profissional dos alunos tem uma base teórica sólida aliada à prática profissional e de pesquisa com uma visão crítica e reflexiva norteados pelos valores éticos e sociais.
O investimento na formação de seus professores e a melhoria de sua infraestrutura, alcançada pela construção da nova sede no Campus Pampulha em 2004, possibilitou um maior crescimento científico e acadêmico. Com um corpo docente qualificado e titulado adequadamente, distribuídos em quatro Departamentos, a Faculdade investiu na criação de cursos de pós-graduação e na atualidade oferece cursos de Mestrado e Doutorado, em Ciências Farmacêuticas; Medicamentos e Assistência Farmacêutica; Análises Clínicas e Toxicológicas; e Ciências de Alimentos.
Além da excelência no ensino e na pesquisa, a Faculdade de Farmácia oferece à sociedade a prestação de serviços relacionados ao controle de qualidade de medicamentos, análises de parâmetros microbiológicos em água para consumo humano, produção de radiofármacos, farmacovigilância, análises toxicológicas, análises bioquímicas de alimentos, entre outras.
A Faculdade de Farmácia continua a cumprir seu papel social, crescendo e se desenvolvendo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, sempre com atenção dirigida a uma formação de excelência para os profissionais farmacêuticos e biomédicos.
Dessa forma, a Faculdade de Farmácia continua a cumprir seu papel social, crescendo e se desenvolvendo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, sempre com atenção dirigida a uma formação de excelência para os profissionais farmacêuticos e biomédicos.