Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Farmacêutico-bioquímico analista clínico graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), com mestrado (2005) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Hematologia Clínica, Experimental e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: hemostasia e coagulação, oncohematologia, biomarcadores laboratoriais, quimioterapia e mecanismo de ação de compostos bioativos. Coordenador do LINBIO.
Profª. Drª. Ana Paula Lucas Mota
Professora Adjunta no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFMG, nos cursos de Biomedicina e Farmácia. Bacharel em Farmácia e doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFMG. Atua em pesquisa clínica nas áreas de Hematologia, Bioquímica e Imunologia com ênfase na doença renal crônica e transplantes. Integra a equipe do Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (LINBIO) em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) nas ações de enfrentamento da pandemia da COVID-19.
Profª. Drª. Claudia Natália Ferreira
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFMG. Atualmente é professora da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Setor de Patologia Clínica do COLTEC/UFMG. Tem experiência em laboratórios públicos e privados na área de Análises Clínicas.
Profª. Drª. Karina Braga Gomes Borges
Possui graduação em Farmácia com habilitação em Bioquímica – Análises clinicas pela UFMG. Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFMG, com ênfase em Genética Humana e Médica. Ocupa o cargo de professor associado no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas na Faculdade de Farmácia da UFMG, sendo professora do setor de Bioquímica Clínica.
Natália Virtude Carobin
Dra. Natália Virtude Carobin / Biomédica. Mestra em Ciências da Saúde Medicina / Biomedicina – Genética Humana e Médica (2014). Doutora em Ciências da Saúde Medicina / Biomedicina no IEPSC-BH (2018). Atualmente pós-doutoranda do PPGACT-UFMG, atuando na realização de testes laboratoriais para a pesquisa do genoma SARS-CoV-2 em amostras clínicas, como apoio às ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19.
Simone Rodrigues Ribeiro
Farmacêutica com Habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas – Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre em Ciências Farmacêuticas – Faculdade de Farmácia – UFMG.
Atuou como Farmacêutica da Fundação Ezequiel Dias (2007 a 2017) na Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças com atuação em: diagnóstico molecular e bacteriológico de Tuberculose e Micobacterioses; diagnóstico molecular e parasitológico do Laboratório de Referência Nacional de Leishmaniose (Leishmaniose Visceral Humana e Canina, Doença de Chagas, Malária e Leishmaniose tegumentar); equipe de apoio nos diagnósticos moleculares virais (H1N1, Zika); equipe do Laboratório NB3. É Farmacêutica do Departamento de Análises Clínicas, atuando na supervisão e análises do LINBIO.
Fernanda de Fátima Souza de Oliveira
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFVJM e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Análises Clínica e Toxicológicas (PPGACT) da Faculdade de Farmácia da UFMG. É farmacêutica do Departamento de Análises Clínicas, atuando na supervisão e gerenciamento do LINBIO.
Sílvia Cristina Verde Mendes Nolasco
Farmacêutica-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (2004). Mestranda em Análises Clínicas e Toxicológicas do PPGACT-UFMG.
Atualmente atua no Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores – LINBIO no diagnóstico do SARS-CoV-2 em amostras clínicas, pela técnica RT-qPCR, em apoio às ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19. Também realiza coletas para o monitoramento da comunidade acadêmica da UFMG, dentro do programa Monitoracovid, além de apoiar às demandas administrativas desse Laboratório.
Danila Félix Coutinho
Farmacêutica Analista Clínica, graduada pelo Centro Universitário UNA, com Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas e toxicológicas pela UFMG e faz parte do corpo técnico do LINBIO, onde atua no diagnóstico do SARS-COV-2.
Laura do Amaral Xavier
Bióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), mestranda em Análises Clínicas e Toxicológicas- UFMG. Atuou no enfrentamento do surto de Dengue no laboratório de cultivo celular da Fundação Ezequiel Dias no ano de 2019 realizando exames de isolamento viral. Atuou como Analista de Laboratório na FUNED, com bolsa cedida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS-OMS) visando o fortalecimento da rede de biologia molecular no enfrentamento a COVID-19. Possui experiência em Biologia Molecular, Cultivo Celular e Isolamento Viral, Parasitologia e Ecologia de Vetores. Atualmente integra a equipe do Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores da Faculdade de Farmácia (UFMG) como Apoio Técnico, atuando na realização de testes moleculares para o diagnóstico da Covid-19 e no apoio logístico e operacional.
Melina Aparecida Cordeiro
Profissional de Ciências Biológicas com mestrado e doutorado em Conhecimento em técnicas básicas e avançadas de laboratórios biológicos, no campo da microbiologia clínica, biologia molecular e imunologia. Experiência de 6 anos em laboratório de pesquisa em projetos de biologia molecular, microbiologia e biologia animal de microrganismos. Experiência em diagnostico com biologia molecular. Atualmente integra a equipe do Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (LINBIO).
Marcos Vinicius de Almeida Amorim
Bacharel em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Mestre em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou em projetos de hematologia na Fundação Ezequiel Dias e em Genética Forense animal na UFMG. Têm experiência em técnicas de eletrofisiologia, cultura de células humanas e de cultura primária e em biologia molecular (PCR, Sequenciamento, ELISA e Citometria de fluxo). Atualmente é Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – Nível B no Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (LINBIO) atuando no diagnóstico da COVID-19 como apoio às ações de combate à pandemia por SARS-CoV-2.
Grécia Mikhaela Nunes de Lima
Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC Minas, Mestre em Genética pela UFMG. Possui experiência em identificação morfológica e biologia molecular de vetores de Leishmanioses. Durante três anos atuou no apoio a animais silvestres vítimas de tráfico ilegal através do diagnóstico molecular de doenças. Além disso, possui experiência no diagnóstico molecular de COVID-19, com habilidades em extração manual e automatizada de DNA/RNA, RT-PCR em tempo real e PCR convencional. Atualmente, é de Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – Nível B no Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (LINBIO), onde contribui no diagnóstico da COVID-19, apoiando as ações de combate à pandemia causada pelo SARS-CoV-2.
Tales Eduardo Belilo
Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH com ampla experiência em Biologia Molecular. Realizou estágio no Laboratório de Micologia e Diagnóstico de Paracoccidioidomicose, no Instituto de Ensino e Pesquisa – Hospital da Santa Casa de Belo Horizonte (IEPSC – BH) onde adquiriu habilidades em caracterização de fungos patógenos e Bioinformática. Participou do programa de Iniciação Científica Voluntária, do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, da Faculdade de Medicina (PPGIMT – FM/UFMG) concentrando seus estudos nas leishmanioses humana e canina, onde participou de ensaios clínicos, avaliando terapias, diagnósticos e vacinas. Laborou como Técnico de Laboratório, no Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico – NUPAD, na Faculdade de Medicina – UFMG, laboratório referência estadual em diagnóstico molecular de Covid-19. Atualmente, como Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTi no LINBIO, atuando no diagnóstico molecular e sorológico da Covid-19, como parte das ações de enfrentamento à pandemia.