Profª. Drª. Ana Paula Lucas Mota
Professora Adjunta no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFMG, nos cursos de Biomedicina e Farmácia. Bacharel em Farmácia e doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFMG. Atua em pesquisa clínica nas áreas de Hematologia, Bioquímica e Imunologia com ênfase na doença renal crônica e transplantes. Integra a equipe do Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (LINBIO) em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) nas ações de enfrentamento da pandemia da COVID-19.
Profª. Drª. Claudia Natália Ferreira
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFMG. Atualmente é professora da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Setor de Patologia Clínica do COLTEC/UFMG. Tem experiência em laboratórios públicos e privados na área de Análises Clínicas.
Profª. Drª. Karina Braga Gomes Borges
Possui graduação em Farmácia com habilitação em Bioquímica – Análises clinicas pela UFMG. Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFMG, com ênfase em Genética Humana e Médica. Ocupa o cargo de professor associado no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas na Faculdade de Farmácia da UFMG, sendo professora do setor de Bioquímica Clínica.
Simone Rodrigues Ribeiro
Farmacêutica com Habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas – Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre em Ciências Farmacêuticas – Faculdade de Farmácia – UFMG.
Atuou como Farmacêutica da Fundação Ezequiel Dias (2007 a 2017) na Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças com atuação em: diagnóstico molecular e bacteriológico de Tuberculose e Micobacterioses; diagnóstico molecular e parasitológico do Laboratório de Referência Nacional de Leishmaniose (Leishmaniose Visceral Humana e Canina, Doença de Chagas, Malária e Leishmaniose tegumentar); equipe de apoio nos diagnósticos moleculares virais (H1N1, Zika); equipe do Laboratório NB3. É Farmacêutica do Departamento de Análises Clínicas, atuando na supervisão e análises do LINBIO.
Fernanda de Fátima Souza de Oliveira
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFVJM e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Análises Clínica e Toxicológicas (PPGACT) da Faculdade de Farmácia da UFMG. É farmacêutica do Departamento de Análises Clínicas, atuando na supervisão e gerenciamento do LINBIO.
Sílvia Cristina Verde Mendes Nolasco
Farmacêutica-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (2004). Mestranda em Análises Clínicas e Toxicológicas do PPGACT-UFMG.
Atualmente atua no Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores – LINBIO no diagnóstico do SARS-CoV-2 em amostras clínicas, pela técnica RT-qPCR, em apoio às ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19. Também realiza coletas para o monitoramento da comunidade acadêmica da UFMG, dentro do programa Monitoracovid, além de apoiar às demandas administrativas desse Laboratório.
Danila Félix Coutinho
Farmacêutica Analista Clínica, graduada pelo Centro Universitário UNA, com Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas e toxicológicas pela UFMG e faz parte do corpo técnico do LINBIO, onde atua no diagnóstico do SARS-COV-2.
.Equipe LIIM – Laboratório Interdisciplinar de Investigação Médica – Faculdade de Medicina – UFMG
Research Institute), Ohio, USA, sob supervisão do Dr. Richard Ransohoff (2013-2014). Pós-Doutorado pelo departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (2015-2016) e pela The University of Western Ontario, London, Canadá (2020-2021). É pesquisadora líder do Grupo Mineiro de Estudo em Traumatismo Cranioencefálico junto ao CNPq. Laureada na 14ª edição do prêmio “Para Mulheres na Ciência” da L’Oréal-UNESCO-Academia Brasileira de Ciências (2019). Atualmente é subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular da UFMG e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq. Durante sua trajetória acadêmica tem atuado principalmente nas áreas de Neurociência comportamental e cognitiva e neuroimunologia experimental e clínica.
Pediatra e Psiquiatra com especialidade registrada junto ao Conselho Regional de Medicina. Fez mestrado (2013) e doutorado (2015) pelo Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG. É membro do Grupo de estudos de Desenvolvimento da Primeira Infância do Departamento de Pediatria da UFMG e coordenadora dos Projetos de Extensão Encantarte e Asas e da Liga Acadêmica de Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência da Faculdade de Medicina UFMG.