Estudantes do curso de Farmácia da UFMG realizam estágio curricular em unidades de Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde

A partir do segundo semestre de 2016, os estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) poderão realizar o estágio curricular nas unidades de Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), nos municípios de Belo Horizonte e Sabará. Foram celebrados convênios com as secretarias municipais de saúde de ambas as cidades que permitem a realização das disciplinas de Estágio em Farmácia I, Estágio em Farmácia II e Internato em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica.

As atividades previstas no estágio serão relacionadas à Assistência Farmacêutica, incluindo programação, armazenamento e controle de estoque de medicamentos, dispensação, acompanhamento farmacoterapêutico e fornecimento de orientações sobre uso racional de medicamentos e temas relevantes para a promoção da saúde.

A realização do estágio proporcionará aos alunos vivência no sistema público de saúde, com o desenvolvimento de habilidades de atuação multiprofissional e de acordo com as necessidades de saúde da população.

Os estudantes que têm intenção em realizar o estágio curricular nas Secretarias Municipais de Saúde de Belo Horizonte e de Sabará podem procurar as professoras da comissão do estágio em farmácia comunitária Alessandra Rezende Mesquita, Clarice Chemello, Cristina Mariano Ruas Brandão e Marina Guimarães Lima.