Onde guardar medicamentos?

edicamentos devem ser guardados fora do alcance de crianças, em locais sem contato com a luz direta e que não sejam quentes ou úmidos, como banheiro e cozinha. Devem ser guardados sempre dentro de suas embalagens originais, pois essas foram desenvolvidas para conservar as características físico-químicas do medicamento. Portanto, as ‘caixinhas’, que muitas vezes são jogadas fora, têm uma função importante na conservação dos medicamentos por evitarem grandes variações de temperatura, umidade, exposição à luz e a sujeiras. Além disso, elas servem para identificar o nome correto, o lote, a validade do produto e conter a bula, que deve sempre ser lida³.

Existem no mercado caixinhas de plástico com divisórias usadas para colocar os medicamentos a serem utilizados ao longo do dia ou da semana. Geralmente os usuários cortam os envelopes contendo os compridos ou retiram os comprimidos da embalagem para guardar nessas caixinhas. No entanto, essa prática não é recomendada, pois dificulta muito a identificação dos medicamentos, podendo levar a confusão e erros no momento do uso. Além disso, a estabilidade físico-química do medicamento poderá ser afetada uma vez que essas caixinhas não possuem vedação comparável a da embalagem original.

Caso você precise carregar um medicamento ao longo do dia, como por exemplo, anticoncepcionais e colírios, mantenha-os dentro da embalagem original e não os deixe em locais muito quentes, como dentro do carro. No caso dos colírios, cuidado especial deve ser observado com a sujeira que pode se acumular no frasco conta-gotas, pois isso pode levar à proliferação de micro-organismos que em contato com o olho podem causar doenças³.

Existem medicamentos que devem ser guardados na geladeira, nesses casos a bula o orientará a manter o produto sob refrigeração³.

Se você adquirir um medicamento em blister, comece a usá-lo pela parte em que não contém o nome do medicamento escrito na parte de trás. Muitas vezes você poderá ter em casa dois ou mais desses produtos em uso e a identificação do medicamento será comprometida se os primeiros comprimidos forem retirados do local em que estava escrito o nome.

 

Fonte: Google Imagens
Rolar para cima