O FDA (U.S. Food and Drug Administration), órgão regulador da saúde dos Estados Unidos, aprovou no início de 2021 o medicamento antirretroviral injetável de longa duração para tratar o HIV.
O fato de que os medicamentos disponíveis para tratar o HIV atualmente são comprimidos e devem ser tomados diariamente pode dificultar a adesão à Terapia Antirretroviral (TARV).
O novo medicamento com o nome comercial de Cabenuva, que é composto por rilpivirina e cabotegravir, é uma injeção intramuscular que pode ser aplicada uma vez ao mês, ou até mesmo uma vez a cada dois meses.
Os estudos realizados mostraram que as pessoas que vivem com HIV com o uso da TARV oral, ao substituir pelo medicamento injetável, mantiveram a carga viral indetectável e não apresentaram mudanças relevantes na contagem de linfócitos TCD4 +.
O tratamento é indicado para adultos que vivem com HIV em que a carga viral se apresenta indetectável com o uso da TARV e que não possuem histórico de falha terapêutica com algum ARV ou resistência a cabotegravir e rilpivirina.
As reações mais comuns relatadas foram dor no local de aplicação, febre, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, tonturas e erupção cutânea.
A reação mais comum foi a dor no local da injeção, sendo, na maioria das vezes, uma dor leve a moderada.
Mesmo com as reações adversas, ao final do estudo, os participantes que usaram o medicamento injetável estavam mais satisfeitos que os pacientes que usaram a terapia usual.
Enquanto essa tecnologia ainda não é implantada no Brasil e no nosso sistema único de saúde, temos muitos antirretrovirais efetivos e seguros disponíveis, capazes de manter a qualidade de vida do paciente e manter a carga viral indetectável.
O cabotegravir, um dos constituintes do medicamento injetável, é um ARV da mesma classe do dolutegravir, um dos medicamentos mais utilizados para início da TARV.
Dessa forma, se uma pessoa fizer uso inadequado do dolutegravir poderá desenvolver resistência a essa classe de ARV e comprometer a possibilidade de fazer uso do injetável no futuro.
Por isso é muito importante usar os medicamentos todos os dias e seguir as orientações do profissional de saúde!
Texto produzido por: Ana Luiza Pereira da Rocha, graduanda em Farmácia, Faculdade de Farmácia da UFMG
Revisão: Profa. Marina Guimarães Lima e Profa. Maria das Graças Braga Ceccato
Edição e postagem: Mariana Dias Lula
Referências Bibliográficas:
Imagens:
Steroids. Ícone feito por Smashicons de Flaticon. Disponível em: https://br.freepik.com/icones-gratis/esteroides_14137593.htm#page=2&query=inje%C3%A7%C3%A3o&position=39
Warning. Ícone feito por Freepik de www.flaticon.com. Disponível em: https://br.freepik.com/icones-gratis/aviso_14256056.htm#page=3&query=attention&position=11