Infecções oportunistas associadas ao HIV

Você sabe o que são infecções oportunistas?Conjunto de microrganismos patógenos

 

São infecções causadas por diversos organismos, como fungos, bactérias e vírus, que acometem indivíduos com a imunidade baixa. 

Esses organismos, geralmente, não causam doenças em pessoas com o sistema imunológico forte

 

 

Por isso, é de extrema importância que as pessoas que vivem com HIV façam o uso da terapia antirretroviral (TARV). Os medicamentos para o tratamento do HIV diminuem a quantidade de vírus no sangue e mantêm os indivíduos menos sujeitos a terem essas infecções oportunistas.

As infecções oportunistas atingem comumente pulmões, cérebro, olhos ou outros órgãos de indivíduos com o sistema imunológico debilitado ou fragilizado pelo HIV. 

 

Conheça quais são as principais infecções oportunistas e seus sintomas

 

São exemplos de doenças oportunistas que atingem pessoas diagnosticadas com HIV/AIDS:

 

Candidíase esofágica e orofaríngea: Ocasionada pelo fungo Candida albicans, é a infecção mais comum em indivíduos com imunodepressão pelo HIV. Os principais sintomas são aparecimento de placas esbranquiçadas na mucosa, dificuldade para engolir, dor ao engolir e dor na região do peito. 

 

Criptococose: A meningite, causada pelo fungo Cryptococcus neoformans, é a principal forma de acometimento da doença. Os sintomas mais comuns são febre e dor de cabeça.

 

Doença citomegálica: Ocasionada pelo Citomegalovírus (CMV), a doença citomegálica ataca retina (visão) e sistema digestivo, podendo acometer também pulmões, fígado e o cérebro. Os sintomas que podem ocorrer são comprometimento da visão, dores abdominais, náusea e vômitos.

 

Histoplasmose: A infecção, causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, ocorre quando os esporos, pequenas estruturas dos fungos, presentes no solo ou em fezes de aves ou morcegos, são respirados. Os sintomas mais comuns são febre, perda de peso, aumento do fígado e baço, alterações pulmonares e lesões nas mucosas e pele.

 

Neurotoxoplasmose: Ocasionada pelo protozoário Toxoplasma gondii, a neurotoxoplasmose é a causa mais comum de lesões neurológicas em pacientes com AIDS. São sintomas dessa doença dores de cabeça, febre, convulsões e confusão mental.  

 

Pneumocistose: É a infecção pulmonar oportunista mais comum em pacientes com AIDS, causada pelo fungo Pneumocystis jirovecii. Os sintomas mais frequentes são febre, tosse seca, falta de ar progressiva, cansaço e perda de peso.

 

 

Tuberculose: É a principal causa de óbito por doença infecciosa em pessoas que vivem com HIV/AIDS. Geralmente, a tuberculose é ocasionada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB). Os principais sintomas são tosse por mais de três semanas, dores no peito, febre, perda de peso, cansaço e sudorese noturna.

 

 


Texto produzido por: Victor César da Silva, graduando em Farmácia, Faculdade de Farmácia da UFMG

Revisão: Profa Marina Guimarães Lima e Profa Maria das Graças Braga Ceccato

Edição e postagem: Mariana Dias Lula

Referências Bibliográficas:

  1. Ministério da Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos. 2018. Disponível em: pcdt_adulto_12_2018_web.pdf. Acesso em: 07 jan 2021

Imagens:

  1. Conjunto de microrganismos patógenos, pch.vector. Disponível em: Desenho animado vetor criado por pch.vector – br.freepik.com.
  2. Cuidado com a saúde, Racool_studio. Disponível em:  Médico foto criado por Racool_studio – br.freepik.com
  3. Morcego voando, brgfx. Disponível em: Natureza vetor criado por brgfx – br.freepik.com 
  4. Pulmão humano, brgfx. Disponível em: Fundo vetor criado por brgfx – br.freepik.com
  5. Morcego voando, brgfx. Disponível em: Natureza vetor criado por brgfx – br.freepik.com 
Rolar para cima