A pessoa com HIV pode ter sintomas que mudam ao longo do tempo se não estiver tratamento.
Primeira fase: infecção aguda pelo HIV
Quando a pessoa é infectada pelo HIV, a quantidade de vírus aumenta rapidamente. Após algumas semanas, muitas pessoas infectadas tem os sintomas de uma infecção aguda. Alguns sintomas dessa fase são:
▪ Febre
▪ Emagrecimento
▪ Dor de garganta
▪ Diarreia
▪ Cansaço
Segunda fase: fase de latência
Cerca de nove semanas após pegar o HIV, as pessoas podem passar por uma fase chamada de latência. As células de defesa do corpo diminuem lentamente. Nessa fase, a pessoa com HIV pode ficar sem sintomas por vários anos.
Terceira fase: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)
Se não fizer o tratamento, a pessoa com HIV pode evoluir para AIDS, que é a síndrome da imunodeficiência adquirida. A pessoa com AIDS fica com a defesa do corpo muito fraca e pode ter alguns sintomas, como:
▪ Perda de peso grande
▪ Doenças oportunistas como tuberculose, pneumonia, alguns tumores, dentre outras. As doenças oportunistas são aquelas que aparecem por causa do HIV.
Abaixo, um resumo contendo a progressão da infecção pelo HIV, ou seja, o que acontece no corpo de alguém com HIV, que NÃO está em tratamento antirretroviral:
Texto produzido por: Victor César da Silva, graduando em Farmácia, Faculdade de Farmácia da UFMG
Revisão: Profa. Marina Guimarães Lima
Edição e postagem: Mariana Dias Lula
Referências bibliográficas:
- Ministério da Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos. Brasília: Ministério da Saúde; 2018. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2013/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-manejo-da-infeccao-pelo-hiv-em-adultos