O CEMEFAR

DSC00451O Centro de Memória da Farmácia – CEMEFAR/UFMG – tem como objetivo resgatar, preservar e difundir aspectos históricos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais e da profissão farmacêutica. Por meio da história do desenvolvimento dos saberes e práticas farmacêuticas no Brasil, busca-se estabelecer um vínculo que possibilite a interpretação, o reconhecimento e a construção de uma identidade da história sócio-cultural da Farmácia. Norteado por princípios interdisciplinares, o CEMEFAR incentiva e proporciona a realização de estudos e pesquisas, oferecendo um ambiente propício também às atividades de ensino e de extensão. Especificamente, fazem parte dos objetivos do CEMEFAR recolher, organizar e difundir um acervo de documentos (manuscritos e impressos), promover exposições e outros eventos científicos e comemorativos tendo por base os acervos constituídos, visando à sua extroversão, promover o intercâmbio e o desenvolvimento de pesquisas e ações interdisciplinares, envolvendo toda a sua equipe e pesquisadores externos; promover ações educativas visando à complementação da formação de jovens estudantes, principalmente de ensino médio, e à divulgação de aspectos da vida farmacêutica e promover a produção de publicações técnicas e científicas, entre outros.

Seu acervo é composto por equipamentos e utensílios utilizados no exercício da profissão, no ensino e na pesquisa farmacêutica, por material bibliográfico, relativo à formação e atuação do farmacêutico, e também arquivístico relacionado à história Faculdade de Farmácia/UFMG. O acervo museológico é resultado, principalmente, de coleta de materiais utilizados pela Faculdade, ao longo dos 100 anos de sua existência, provenientes de seus laboratórios ou doados por membros de sua comunidade – servidores docentes e técnico-administrativos ou discentes – e de outras pessoas ligadas à Faculdade de Farmácia da UFMG ou à área da saúde. DSC00454Os documentos de arquivo são relativos ao desenvolvimento das atividades da instituição. Os acervos contemplam as diversas áreas de atuação do farmacêutico, como indústria, manipulação, análises clínicas, pesquisa científica e atenção farmacêutica, além de informações administrativas e acadêmicas da instituição.

Para seu funcionamento, o CEMEFAR conta com auxílio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão/Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura/UFMG e ainda com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG) e da Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), sob a forma de bolsas de estudo.

O CEMEFAR está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 17h, no andar Térreo da Faculdade de Farmácia da UFMG, no Campus da Pampulha.

Rolar para cima