Professor Associado da UFMG, farmacêutico (UFOP) com mestrado/doutorado em Ciências Farmacêuticas (UFMG) e pós-doutorado em Terapia do Câncer (Michigan State University). Especialista em Hematologia Clínica, Experimental e Molecular, lidera o grupo de pesquisa em Oncohematologia, com foco em biomarcadores e terapias antineoplásicas. Integra os núcleos de Nanomedicina e Nanomateriais Biológicos, além de coordenar o Laboratório de Biomarcadores (LINBIO/UFMG). Vinculado a redes de pesquisa nacionais (RMPTO, RMQM) e ao CT-Nanobiomateriais da UFMG.
Adriana Oliveira Costa
FAFAR/UFMG
adrincosta@gmail.com
Professora Associada na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, com atuação no setor de Parasitologia Clínica. Graduação em Ciências Biológicas e Doutora em Ciências – Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Parasitologia, ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, com pesquisas sobre protozoários intestinais e atualmente com foco em amebas de vida livre com potencial patogênico do gênero Acanthamoeba e Naegleria, incluindo caracterização biológica e molecular, patogênese e diagnóstico das infecções, desinfecção/inativação e vesículas extracelulares.Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas (PPGACT) da UFMG (2021-2023)
Ana Paula Lucas Mota
FAFAR/UFMG
analucasmota@gmail.com
Atualmente é Diretora da Faculdade de Farmácia da UFMG. É Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFMG (2012), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFMG (2005) e Bacharel em Farmácia pela UFMG (2002). É professora Adjunta nível IV na Faculdade de Farmácia da UFMG, atuando principalmente nas disciplinas de Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Análises Imunohematológicas.Tem experiência na área de Análises Clínicas, trabalhando com hematologia, doença renal crônica, transplante de rim, diabetes mellitus, hemostasia e inflamação. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas. Coordenadora da disciplina de Hematologia Clínica no curso de Biomedicina da UFMG. Pessoalmente gosta de música, cinema, viagens e natureza.
André Luís Branco de Barros
FAFAR/UFMG
brancodebarros@yahoo.com.br
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Vale do Rio Verde (2004), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Foi bolsista de pós-doutorado do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear. Atualmente é professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua como corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e do Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas. Atuou como coordenador no Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da UFMG (2019-2021) e atualmente atua como subcoordenador do PPGACT (2023-2025). Tem experiência no desenvolvimento de novos nanossistemas para fins de diagnóstico e/ou tratamento de diversas doenças, incluindo tumores. Atualmente atua como editor executivo da Biomedicine Pharmacotherapy e atuou como editor acadêmico da Contrast Media Molecular Imaging (2018-2021). Lidera o grupo de pesquisa no CNPq “Nanomedicina aplicada a tumores”.
Carlos Alberto Tagliati
FAFAR/UFMG
carlostagliati@ufmg.br
Farmacêutico-bioquímico (UFJF, 1986) com mestrado em Toxicologia (USP, 1992), doutorado em Fármacos e Medicamentos (USP, 1997) e pós-doutorados na Universidad de Murcia (2005-2006) e Harvard Medical School (2017-2018). Professor Titular de Toxicologia da UFMG, coordena o Laboratório de Toxicologia (ToxLab) credenciado à RENAMA/MCTI, especializado em métodos alternativos à experimentação animal. Pioneiro na área de toxicologia preditiva, cofundou a empresa IN VITRO CELLS e participou da criação da Sociedade Brasileira de Métodos Alternativos. Possui duas transferências tecnológicas para o setor privado e integra importantes redes internacionais (RETOXLAC, Global Sewage Surveillance Consortium). Seus estudos integram a Comparative Toxicogenomics Database, destacando-se na interface entre pesquisa acadêmica e aplicações tecnológicas na área farmacêutica.
Cláudia Natália Ferreira
COLTEC/UFMG
ferreiracn@gmail.com
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica (1990) pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado (1998) e doutorado (2010) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Setor de Patologia Clínica do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de análises clínicas, com ênfase em Hematologia Clínica e Bioquímica Clínica atuando principalmente nos seguintes temas: hemostasia, associada à hipercoagulabilidade; dislipidemias, na determinação de novos marcadores de risco e identificação de polimorfismos envolvidos nas doenças ateroscleróticas.
Ieda de Fátima Oliveira Silva
ICEX/UFMG
iedafos@farmacia.ufmg.br
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Estágio em Neurociência pelo Institute of Psychiatry, King’s College London (1ano, 2005-2006). Pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associada de Bioquímica Clínica na graduação em Farmácia e Biomedicina, habilitação em Análises Clínicas, e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas (Faculdade de Farmácia) e Saúde do Adulto (Faculdade de Medicina) da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Bioquímica, técnica de separação analítica – Cromatografia Líquida de Alto Desempenho (CLAE). Com seguinte área de atuação: Avanços em pesquisa com ênfase em bioquímica clínica envolvendo aspectos moleculares e biomarcadores para avaliação de processos ateroscleróticos, doenças cardiovasculares, dislipidemias e demência.
Jenner Karlissson Pimenta dos Reis
VET/UFMG
jenner@ufmg.br
Possui graduação em Farmácia com ênfase em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Pós-doutorado em Biologia Molecular de Retrovirus pela University of Pittsburgh / USA (2001-2002) e Pós-doutorado em Doenças Infecciosas dos Animais / Virologia pela University of Kentucky / USA (2009-2010). Tem experiência na área de Virologia e Medicina Veterinária, com ênfase em Retrovirus Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: anemia infecciosa eqüina (AIE), leucemia bovina (BLV), imunodeficiência bovina a vírus (BIV), imunodeficiência felina a vírus (FIV), leucemia felina a vírus (FeLV) e lentiviroses de pequenos ruminantes (SRLV). Sua linha de pesquisa contempla o uso da Biotecnologia e da Nanotecnologia para o desenvolvimento e validação de métodos sorológicos e moleculares para o diagnóstico de doenças infecciosas e metabólicas de animais e humanos.
Karina Braga Gomes Borges
FAFAR/UFMG
karinabgb@gmail.com
Karina Braga Gomes possui graduação em Farmácia com habilitação em Bioquímica – Análises clínicas pela UFMG. Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFMG, com ênfase em Genética Humana e Médica. Ocupa o cargo de Professor Associado no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas na Faculdade de Farmácia da UFMG, sendo professora do Setor de Bioquímica Clínica. Ministra disciplinas nos cursos de graduação de Farmácia e Biomedicina e na Pós-Graduação. Foi sub-coordenadora do Colegiado do Curso de Biomedicina e do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas. Diretora de Fomento da Pró-Reitoria de Pesquisa no quadriênio 2022-2025. Orientadora de mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas (Faculdade de Farmácia/UFMG) e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Adulto (Faculdade de Medicina/UFMG). Citada nas listas: Top 100.000 scientists of the world pela Elsivier (2023 e 2024), Latin America Top 10.000 Scientists (2021), Cientistas mais influentes do mundo SCOPUS (2019). Membro do INCT de Neurociência Translacional e do INCT Hormônio e Saúde da Mulher. Atua em linhas de pesquisa envolvendo mecanismos moleculares e biomarcadores de resistência à insulina, diabetes, doenças cardiovasculares e demência.
Lara Carvalho Godoi
COLTEC/UFMG
lcarvalhogodoi@gmail.com
Bacharel em Farmácia, com Habilitação em Bioquímica e ênfase em Análises Clínicas (2000), pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre (2002), Doutora (2012) e Pós Doutora (2018) pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Colégio Técnico da UFMG e Professora Credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas (PPGACT) da Faculdade de Farmácia da UFMG. Possui vasta experiência no desenvolvimento, prototipagem e transferência de tecnologia de produtos aplicáveis ao diagnóstico in vitro, abrangendo as mais diversas áreas e metodologias das análises clínicas; com ênfase para os imunoensaios destinados ao diagnóstico de doenças infecciosas, biomarcadores de importância no diagnóstico e prognóstico da pré-eclâmpsia e biomarcadores dos estados de hipo e hipercoagulabilidade.
Leiliane Coelho André
FAFAR/UFMG
leiliane@farmacia.ufmg.br
Professora Associada do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Química Analítica pela UFMG. Sua atuação está voltada para a área de toxicologia ocupacional e ambiental, com ênfase na avaliação da exposição a contaminantes químicos ambientais e seus impactos na saúde humana; estudos metabolômica e desenvolvimento de métodos analíticos para biomarcadores, utilizando técnicas avançadas de cromatografia (LCMS; CGMS; GCxGC). Atua no Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da UFMG, orientando alunos de Mestrado e Doutorado. Além de sua trajetória acadêmica, exerceu cargos de gestão na Faculdade de Farmácia da UFMG, onde foi Vice-Diretora entre 2012 e 2016 e Diretora de 2016 a 2024.
Lirlândia Pires de Sousa
FAFAR/UFMG
lipsousa72@gmail.com
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1995), Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Durante o período de 2004 à 2007 realizou estágio de Pós-doutorado no Lab. de Imunofarmacologia (Dep. Bioquímica e Imunologia-ICB-UFMG) sob supervisão do Prof. Mauro Teixeira. No período de 2017-2018 realizou estágio Pós-Doutoral no The Scripps Research Institute – San Diego, CA – com bolsa da CAPES-Estágio Sênior no Exterior. Foi professora efetiva do curso de Patologia Clínica no Colégio Técnico da UFMG no período de 2008 a 2010. Atualmente (desde 2010) é Professora Associada da Faculdade de Farmácia da UFMG e orientou junto aos Programas de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas (PPGACT) e Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFMG. Atualmente é orientadora pelo PPGACT. É membro afiliado da ISTH (International Society on Thrombosis and Haemostasis), da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da Sociedade Brasileira de Inflamação (SBIn). Desenvolve atividades de Pesquisa nas seguintes áreas: Interface entre o sistema hemostático e a resolução da inflamação; Mediadores pró-resolutivos na Tromboinflamação; Estudo da resposta inflamatória e sua resolução em processos infecciosos; Estudo de vias sinalizadoras intracelulares em processos inflamatórios; Estudo de marcadores de inflamação em doenças humanas.
Luis Fernando Viana Furtado
FAFAR/UFMG
lfvfurtado@gmail.com
Professor Adjunto A da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Parasitologia Clínica (Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia – FAFAR/UFMG). Biomédico com habilitação em Patologia Clínica e Bioinformática (UFPI, 2007 – 2011), Mestre em Parasitologia (UFMG, 2012 – 2014) e Doutor em Ciências (UFMG, 2014 – 2018), com área de concentração em Helmintologia, agraciado com a melhor tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Parasitologia da UFMG (2018) e com menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese (2019). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioinformática (2018) e no Programa de Pós-Graduação em Parasitologia (2018 – 2020), ambos na UFMG. Atualmente é docente colaborados do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da UFMG. Tem experiência na área de genética e biologia molecular de parasitos.
Maria das Graças Carvalho
FAFAR/UFMG
mgcarvalho@farmacia.ufmg.br
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica, habilitação em Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Hematologia pela Universidade de Southampton (1995) e pós-doutorado em Hemostasia pelo Departamento de Bioquímica da Universidade de Maastricht, Holanda (2013). É Professora Titular aposentada e Emérita do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde continua atuando como professora voluntária. Tem experiência em Análises Clínicas, com ênfase em Hematologia laboratorial atuando principalmente em hemostasia (testes de Geração de Trombina em diferentes condições experimentais, e distúrbios hemostáticos em geral, particularmente estados associados à hipercoagulabilidade). É orientadora plena do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da UFMG, níveis mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Maria José Nunes de Paiva
FAFAR-UFMG
paiva.mjn@gmail.com
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (1999), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Quimica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicologia ocupacional, biomarcadores,Metabolômica, solventes, hepatotoxicidade.
Patrícia Nessralla Alpoim
FAFAR/UFMG
patnessralla@yahoo.com.br
Possui graduação em Farmácia/Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), mestrado (2010) e doutorado (2013) em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFMG. Ocupa o cargo de professor adjunto em dedicação exclusiva no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas na Faculdade de Farmácia da UFMG, sendo professora do Setor de Bioquímica Clínica. Ministra disciplinas nos curso de graduação de Farmácia e Biomedicina. Orientadora de mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas (Farmácia/UFMG). Atua em linhas de pesquisa envolvendo mecanismos moleculares e biomarcadores de doenças humanas com ênfase na gestação (pré-eclâmpsia). Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Investigação Translacional em Pré-eclâmpsia” (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/715073) do CNPq.
Raquel Virginia Rocha Vilela
FAFAR/UFMG
raquelv@farmacia.ufmg.br
Farmacêutica-bioquímica (UFMG) com mestrado e doutorado em Microbiologia/Micologia Médica (UFMG) e pós-doutorado nos EUA (Michigan State University). Graduada em Medicina (UNINCOR) e Filosofia (FAJE), com título em Dermatologia (SBD). Atua como professora adjunta na Michigan State University (EUA) e na UFMG, além de pesquisadora na área de doenças infecciosas (micoses, hanseníase) e inovações em saúde (próteses 3D, kits diagnósticos). Fundadora do Instituto Superior de Medicina (ISMD), ex-vice-presidente do Hospital da Baleia e membro de academias de letras. Combina pesquisa científica, prática clínica e gestão em saúde com abordagem interdisciplinar.
Simone Odília Antunes Fernandes
FAFAR/UFMGFAFAR/UFMG
simoneodilia@yahoo.com.br
Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1995, a profissional construiu sua carreira acadêmica na mesma instituição, onde obteve os títulos de mestre (1998) e doutora (2008) em Ciências Farmacêuticas, complementados mais recentemente por uma especialização em Radiofarmácia (2023). Atualmente como Professora Associado 4 da UFMG, desenvolve pesquisas que articulam conhecimentos em radiofarmácia e modelos experimentais de doenças. Seu trabalho científico concentra-se em três eixos principais: o desenvolvimento e controle de qualidade de radiofármacos, a investigação de modelos experimentais de diabetes e mucosite, e estudos sobre processos inflamatórios e infecciosos, com destaque para as pesquisas com Escherichia coli radiomarcada com tecnécio-99m.