Curso de Farmácia da UFMG participa do PET-Saúde/GraduaSUS

Em maio de 2016, iniciaram-se as atividades do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)/GraduaSUS na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O PET-Saúde/GraduaSUS é um programa de integração ensino-serviço-comunidade financiado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de qualificar a articulação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino, além de promover mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para todos os cursos de graduação na área da saúde.

Em Belo Horizonte, a coordenação do PET-Saúde/Graduasus é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH) em parceria com a UFMG. Os cursos de graduação da UFMG participantes são Medicina, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, Gestão de Serviços de Saúde e Fonoaudiologia. Ingressaram no projeto como colaboradores os cursos de Terapia Ocupacional, Odontologia e Tecnologia em Radiologia. O grupo tutorial da Farmácia é coordenado pela professora Marina Guimarães Lima e tem como tutoras as professoras Cristina Mariano Ruas Brandão e Clarice Chemello, do Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da UFMG, cinco profissionais preceptores da SMSA-BH e cinco estudantes do curso de Farmácia. Sob orientação dos tutores e preceptores, os graduandos irão realizar ações voltadas para as necessidades das unidades básicas de saúde em caráter multiprofissional e elaborar propostas de atividades acadêmicas nos serviços de saúde no curso de Farmácia, contribuindo para que o curso prepare farmacêuticos com perfil necessário para a atuação no SUS.