Guia do aluno

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2024

Calendário Acadêmico 2024

 

MATRIZ CURRICULAR

As matrizes curriculares  do PPGMAF são constituídas por atividades acadêmicas optativas e obrigatórias. Será exigida, para o Mestrado a integralização de, no mínimo 18 (dezoito) créditos e para o Doutorado 25 (vinte e cinco) créditos.

 

DISCIPLINAS REGULARES 

Disciplinas regulares são aquelas  que fazem parte da matriz curricular do mestrado ou Doutorado dos alunos regularmente matriculados  e  se dividem em disciplinas obrigatórias e optativas.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS 

As disciplinas eletivas NÂO fazem parte das matriz curricular do aluno que são ofertadas pelos outros programas de Pós-Graduação. A solicitação das eletivas devem ser feitas  diretamente nos Programas ofertantes das mesmas.

Importante: por não fazerem parte do quadro de disciplinas regulares do PPGMAF, as disciplinas eletivas não são integralizadas automaticamente no histórico do aluno. O aluno precisa solicitar a integralização ao Colegiado do PPGMAF.

 

DISCIPLINAS ISOLADAS

São disciplinas ofertadas ao público externo à  UFMG quando de surgimento de vagas após o período de matrícula dos alunos regulares.

Mais informações em: https://www.farmacia.ufmg.br/ofertadisciplinas/

 

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (SEMESTRALMENTE)

O estudante admitido no Programa deverá requerer sua matrícula, todo semestre, via “ON LINE”, conforme prazo divulgado pela secretaria do Programa.  A renovação é feita através do portal minhaUFMG com a concordância do orientador do aluno. Será excluído do curso o aluno que deixar de renovar, a cada semestre, sua matrícula em atividades acadêmicas do programa.

O aluno que por ventura não for cursar nenhuma disciplina  no semestre deverá  se matricular em “Elaboração de Trabalho Final”.  Problemas com o acesso ao sistema minhaUFMG poderão ser resolvidos através do telefone 3409-4916/4009 ou pelo e-mail suporte@lcc.ufmg.br ou suporte@dti.ufmg.br

 

ORIENTAÇÃO DOS DISCENTES

Obrigatoriamente cada discente precisa ter um Orientador(a). A Coorientação é optativa podendo o discente ter mais de um Coorientador. Para oficializar a Orientação/Coorientação é preciso enviar para o e-mail da secretaria a declaração de aceite do orientador/coorientador.

 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

A juízo do Colegiado de Curso, o aluno poderá  aproveitar estudos realizados anteriormente, até o máximo de cinquenta por cento (50%) do total dos créditos exigidos tanto no Mestrado (9 créditos) quanto no Doutorado (12 créditos). Para solicitar o aproveitamento o discente precisa entregar na secretaria os seguintes documentos: Histórico da disciplina, Ementa da disciplina e Requerimento de aproveitamento de estudos .

Alunos que queiram dispensar disciplinas isoladas ou do Mestrado cursadas no PPGMAF podem encaminhar somente o requerimento de aproveitamento de estudos.

A disciplina Seminários em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica II (FAS820) não pode ser dispensada.

As disciplinas eletivas não são integralizadas automaticamente no histórico do aluno.  Para solicitar o aproveitamento a integralização da eletiva o discente precisa enviar para o e-mail da secretaria os seguintes documentos: solicitação de integralização, histórico da disciplina e ementa da disciplina.

Resolução 02/2012 (que rege o aproveitamento de estudos no âmbito do PPGMAF).

 

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA (FAS825)

O aluno interessado em realizar o Estágio em Docência (FAS 825) deverá se matricular no início de cada período letivo  na disciplina “Estágio em Docência-FAS825”.  O discente deverá enviar o relatório de estágio para a secretaria para o lançamento em seu histórico escolar no final do semestre. Alunos que recebem bolsa devem obrigatoriamente cursar a disciplina.

 

TRANCAMENTO PARCIAL E TOTAL

Poderá ser concedido, a juízo do Colegiado, o trancamento parcial ou total do semestre.  O requerimento com a justificativa fundamentada será analisada pelo Colegiado pelo seu deferimento ou não.

 

AUXILIO FINANCEIRO A DISCENTES

Havendo recursos o programa poderá conceder auxílio financeiro aos discentes para participação em Congressos e Eventos. Para a solicitação do recurso é necessário o envio para o e-mail da Secretaria dos seguintes documentos:

  • Formulário de auxilio financeiro à estudante ;
  • Resumo do trabalho
  • Folder do evento;
  • Termo de aceite do trabalho a ser apresentado
  • Comprovante de inscrição no evento;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição e demais gastos.

1. Os documentos acima deverão ser enviados, no mínimo 15 dias antes do evento. Em hipótese alguma a solicitação de recurso poderá ser entregue após a data do evento.

2. Os pedidos serão analisados por data de entrega na secretaria do programa e por disponibilidade de recursos.

3. Deverá ser enviados para o e-mail da Secretaria o 1. Certificado de participação no evento; 2. Bilhete de passagem  (ida e volta) no prazo máximo de 05 dias úteis após o evento.

Havendo recursos, auxilio financeiro para tradução e revisão de artigos podem também ser ofertados. Para a solicitação do recurso é necessário o envio para o e-mail da Secretaria dos seguintes documentos:

  • Formulário de pedido de serviço (solicite à secretaria)
  • 3 orçamentos

 

Todas as informações necessárias para a solicitação de auxílio financeiro serão repassadas aos alunos por e-mail quando o recurso estiver disponível

 

BOLSAS FAPEMIG  E CAPES 

Consultar a Secretaria do PPGMAF pelo e-mail ppgmaf@farmacia.ufmg.br sobre disponibilidade de bolsas.

 

CERTIFICADOS, DECLARAÇÕES E HISTÓRICOS

Para solicitar declarações e históricos escolares o aluno deve enviar um e-mail para (ppgmaf@farmacia.ufmg.br) solicitando a emissão do documento.

 

MARCAÇÃO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO, DISSERTAÇÃO OU TESE

O pedido de marcação de exame de qualificação ou da defesa de trabalho final (dissertação ou tese) deverá ser solicitado através do portal minhaUFMG  em até 20 dias da defesa.

Passo 1:  O aluno solicita a marcação informando data, horário, local, título, resumo, abstract e palavras chaves. A solicitação é feita em “Solicitação de Marcação de Defesa”.

Passo 2:  O orientador  aprova a solicitação do aluno e insere a banca examinadora. A aprovação é feita em “Aprovação de Marcação de Defesa”.

Parte 3: O Colegiado aprova a solicitação e a Secretaria emite os documentos da qualificação ou trabalho final (dissertação ou tese).

A  marcação deverá ser feita até 20 dias da defesa para que a secretaria tenha tempo hábil para a emissão dos documentos.

Observações:

  • Após realizarem a marcação da defesa ou exame de qualificação no Sistema Acadêmico enviar um e-mail para ppgmaf@farmacia.ufmg.br com as seguintes informações: 1. Data e horário da defesa 2. Orientador e todos os coorientadores 3. Membros da banca 4. Se será necessário reserva de sala ou reserva de link na Plataforma Zoom

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO 

Para o mestrado a avaliação será feita por Comissão Examinadora indicada pelo Colegiado do Programa e constituída pelo orientador e pelo menos mais dois (2) membros. O exame de qualificação para discentes de Mestrado deverá ser apresentado sob a forma de projeto de dissertação. O prazo máximo para a qualificação dos discentes de mestrado será até o final do segundo semestre letivo (12 meses de curso).

Para o doutorado a avaliação será feita por Comissão Examinadora indicada pelo Colegiado do Programa e constituída pelo orientador e pelo menos mais três (3) membros, sendo pelo menos um externo ao Programa. Os membros da Comissão Examinadora deverão ser portadores do grau de Doutor ou equivalente.  O exame de qualificação para discentes de Doutorado deverá ser apresentado sob a forma de projeto de tese e um artigo científico relativo aos resultados do tema da tese, a ser submetido para publicação. O prazo máximo para qualificação dos doutorandos é até o final do quarto semestre letivo (24 meses de curso).

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Para a defesa de mestrado, pelo menos um artigo científico relacionado ao tema deverá ser elaborado segundo as normas do periódico Qualis B1 ou superior (ou fator de impacto equivalente), e anexado ao volume final apresentado a banca examinadora, independente do formato escolhido. Esse artigo poderá estar ou não submetido ao periódico selecionado, independente do formato escolhido. No caso do formato dissertação, este artigo deve estar anexado ao volume final.

A defesa da dissertação será pública e se fará perante Comissão Examinadora, indicada pelo Colegiado do Programa, integrada pelo orientador, que a presidirá, e por, pelo menos mais 02 (dois) membros portadores do grau de Doutor ou equivalente, sendo pelo menos um externo ao Programa.

 

DEFESA DE TESE

Para a defesa de doutorado pelo menos um artigo científico de resultado relacionado ao tema da tese deverá estar aceito para publicação em periódico Qualis B1 ou superior (ou fator de impacto equivalente), independente do formato escolhido. No caso do formato tese, este artigo deve estar anexado ao volume final. A aprovação da solicitação da data de defesa de tese está condicionada à entrega do comprovante de aceite de publicação do artigo ao programa.

A comissão Examinadora de tese de doutorado será constituída pelo orientador e por, pelo menos, mais 4 (quatro) membros portadores do grau de doutor ou título equivalente, entre os quais pelo menos um professor não pertencente aos quadros da UFMG.

 

INSTRUÇÕES PÓS-DEFESA

Após a defesa a Secretaria enviará por e-mail a ata e folha de aprovação do aluno com as seguintes instruções:

PRIMEIRA PARTE (entrega dos documentos abaixo para solicitação do certificado de conclusão de curso. O aluno tem o prazo de até 60 (sessenta) dias da data da defesa para entrega).

1. ENTREGA DA CÓPIA DIGITAL DA TESE. Enviar a cópia digital da tese para ppgmaf@farmacia.ufmg.br

Observações: a) a tese deverá estar de acordo com Manual de normalização do trabalho final FAFAR 2022 e com as alterações indicadas pela Comissão Examinadora. b) na cópia digital do trabalho é obrigatório constar a folha de aprovação e a ficha catalográfica a qual deve ser solicitada à Biblioteca no e-mail “bibfar@farmacia.ufmg.br”.

2. Atestado de correção do orientador(a)

3. TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NO RI-UFMG. A entrega é via SEI/UFMG.

O trabalho final precisa ser autoarquivado pelo egresso no REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFMG no endereço www.repositorio.ufmg.br. No Menu “instruções aos autores” estão disponíveis as orientações para o autoarquivamento e para a normalização da versão final dos trabalhos. Feito o autoarquivamento, preencher o TERMO DE AUTORIZAÇÃO – DEPÓSITO e enviar para o seguinte endereço “FARMACIA-SECCPGMAF (FARMACIA – COLEGIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – SECRETARIA)”.

Tutorial do Repositório Institucional da UFMG(qualquer dúvida entrar em contato com a Equipe do Setor Repositório Institucional no endereço eletrônico repositorio-trabacad@servicos.ufmg.br.)

4. COMPROVANTE DE SUBMISSÃO DE ARTIGO EM PERIÓDICO (Mestrado)

 

SEGUNDA PARTE (entrega dos documentos abaixo para solicitação do diploma).

Cópia da carteira de identidade (frente e verso);

Cópia da certidão de nascimento, ou certidão de casamento ou de união estável;

Cópia do diploma de graduação

“Nada consta” da Biblioteca.

 

Observações:

  1. O Colegiado do programa, reunido em 22/08/2016, decidiu que se o artigo foi publicado em inglês, ele poderá ser apresentado em inglês também no trabalho final. O mesmo alerta para que a introdução (e a conclusão) em português apresente adequadamente o conteúdo do artigo e a vinculação com o restante da dissertação.
  2. Alguns alunos pedem que na declaração de conclusão de curso tenha escrito que o diploma se encontra em expedição. Nesses casos é necessário preencher requerimento de urgência de expedição de diploma(com comprovação).

 

CARTEIRA DA UFMG

A carteira de acesso à UFMG  é emitida pela PRA (Pró-reitoria de Administração). A solicitação deve ser enviada por e-mail para cracha@pra.ufmg.br com os seguintes dados:

  • Nome completo
  • Número do CPF
  • Número de registro UFMG
  • Nome do curso
  • Foto 3×4 em formato jpg ou png (sem acessórios que cubram parte do rosto, boa resolução, com fundo claro e rosto centralizado)
  • Cópia do documento de identificação
  • Selfie portando o documento de identificação

Mais informações em: https://www.ufmg.br/viverufmg/primeiros-passos/carteira-da-ufmg/

Quando disponível para retirada a Secretaria do PPGMAF informa por e-mail

 

EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA

O processo de tramitação de expedição do diploma, demora em média  (01) um ano para ser finalizado. O acompanhamento  da tramitação pode ser consultado na página da PRPG com a  respectiva inserção do número do processo.

Informações adicionais: Setor de expedição de diploma/Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Reitoria

E-mail: sed@prpg.ufmg.br /  Fone: (31) 3409-4041.

 

As informações nesse guia estão sujeitas a alteração. Em caso de dúvidas consultar a coordenação do PPGMAF pelo e-mail ppgmaf@famarcia.ufmg.br e o regulamento do Programa.

 

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