Linhas de Pesquisa

O Programa oferece uma área de concentração em MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, abrangendo três linhas de pesquisa: Medicamentos em Populações, Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia. As linhas de pesquisa  refletem os principais campos de conhecimento da área de concentração, assim como os projetos e linhas de atuação dos pesquisadores envolvidos no PPGMAF.

 

MEDICAMENTOS EM POPULAÇÕES

Enfoca aspectos epidemiológicos, médicos, econômicos, ambientais e socioculturais do medicamento em populações. Dirige-se aos Estudos de Utilização de Medicamentos, à Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância, buscando investigar o uso e a consequência do uso dos recursos terapêuticos farmacológicos em grande número de pessoas. Busca a produção de conhecimentos que contribuam: I. no processo de desenvolvimento de novos medicamentos, II. na avaliação de eficácia/efetividade de medicamentos, inclusive nos seus aspectos moleculares III. nas ações de farmacovigilância, IV. na síntese da evidência científica para o desenvolvimento, avaliação, implementação e manutenção de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas medicamentosas, V. na melhoria do padrão de prescrição e utilização de medicamentos na população, VI. na avaliação de resultados de terapêuticas medicamentosas, VII. nas conseqüências socioambientais do descarte de medicamentos. Analisa a qualidade da oferta e do uso de medicamentos em uma sociedade, bem como o acesso, por parte dos consumidores e profissionais de saúde, à informação acurada e à educação sobre medicamentos e seu uso. Ainda estuda as desigualdades na situação de saúde de indivíduos e populações enfatizando os seus aspectos sociais, consumerismo e a medicalização da saúde humana.

 

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Estuda a Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica como parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à saúde e garantindo os princípios de universalidade, integralidade e equidade do SUS. Adota um enfoque sistêmico para a organização e gestão da Assistência Farmacêutica, que engloba ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o seu acesso e uso racional. Este conjunto de ações envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. Inclui a Atenção Farmacêutica como modelo de prática farmacêutica desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica, de forma integrada à equipe de saúde, objetivando a utilização da farmacoterapia em acordo aos mais modernos conhecimentos científicos e aos objetivos terapêuticos definidos pela equipe de saúde, incluindo o usuário de medicamento. Investiga os resultados humanísticos e clínicos da prática da Atenção Farmacêutica incluindo também as experiências das pessoas com o uso de medicamentos buscando estabelecer a relação entre essas experiências e o desenvolvimento de problemas relacionados ao uso de medicamentos.  Estuda, ainda, os problemas e o impacto ambiental relacionado ao descarte e ao consumo não controlado de produtos farmacêuticos.

 

FARMACOECONOMIA

Investiga o processo de tomada de decisão sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde, sua complexidade e os fatores técnicos, políticos, sociais, culturais e éticos envolvidos. Adota os conceitos de Práticas de Saúde Baseadas em Evidências, com o emprego de evidências clínico-epidemiológicas para auxiliar no processo de tomada de decisão. Desenvolve estudos contendo avaliações econômicas aplicadas aos medicamentos e insumos farmacêuticos, bem como estudos no campo da Assistência Farmacêutica que enfoquem repercussões econômicas para os serviços e sistemas de saúde. Descreve e analisa os custos da terapia farmacêutica para os sistemas de saúde e para a sociedade. Identifica e mede os custos e conseqüências de intervenções farmacêuticas. Utiliza métodos para avaliar e comparar os custos totais de opções de tratamento e os desfechos relacionados a essas opções, com vistas a subsidiar a tomada de decisão na gestão do medicamento. Fornece informações críticas à ótima alocação dos recursos de cuidados à saúde.

Rolar para cima