Estágios Optativos

O que é:  Atividade curricular optativa de aprendizado profissional, desenvolvida em empresas públicas ou privadas, sob a responsabilidade de um professor orientador da UFMG e com acompanhamento de um supervisor designado no local da atividade.

Requisitos:

  • O aluno deverá estar devidamente matriculado no Curso de Farmácia.
  • A duração máxima deverá ser de 4 semestres por campo de estágio.
  • O campo de estágio deverá fornecer Bolsa, Vale Transporte e Seguro contra Acidentes conforme Lei Federal 11.788/2008

Observações:

  • O aluno deve preencher os documentos no computador para facilitar o entendimento (apenas data e assinaturas podem ser manuais)
  • O aluno deverá encaminhar a documentação, em formato editável (word), para o e-mail cografar@farmacia.ufmg.br
  • A Coleta das assinaturas do (a) orientador (a) e da Coordenação do Colegiado será providenciada pelo próprio Colegiado, através da plataforma SEI.
  • Obrigatoriamente, o processo deve tramitar, em sua integralidade, através do sistema SEI. Para tanto, as partes devem se cadastra na plataforma através do link: https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0. Para efetivação da assinatura, após realização do cadastro, consulte o MANUAL USUÁRIO EXTERNO – SEI* .
  • Para estágios optativos o seguro é de responsabilidade da empresa contratante, portanto, o número da apólice e a seguradora devem ser colhidos na empresa para correto preenchimento do termo de compromisso. Não serão aceitos requerimentos que constem a UFMG como responsável pelo seguro para estágios optativos.
  • Caso o aluno queira prorrogar o período do estágio, será necessário que apresente ao colegiado  termo aditivo e  requerimento de matrícula em estágio optativo. O aluno deverá encaminhar a documentação, em formato PDF, para o e-mail cografar@farmacia.ufmg.br

 

____________________________________________________________________________________________

(veja o POP)     PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ESTÁGIOS

Para cada tipo ou área do estágio há regras distintas!

____________________________________________________________________________________________

 

PROCEDIMENTOS PARA ESTÁGIO OPTATIVO:

 

PARA ÁREAS DE: ALIMENTOS, ANÁLISES CLÍNICAS, (INDÚSTRIA & Farmácia de Manipulação) e HOSPITALAR

A tramitação dos documentos será preferencialmente pelo sistema SEI-UFMG

  • Se os documentos não foram assinados pela empresa, basta enviar os documentos em Formato Editável para o e-mail do Colegiado e fazerem o cadastro no SEI (empresa e aluno).
  • Se os documentos já foram assinados pela empresa, basta enviar os documentos em PDF para o e-mail do Colegiado.

 

 

PARA ÁREAS DE: FARMÁCIA E DROGARIA

A tramitação dos documentos será indispensavelmente pelo sistema SEI-UFMG

  • É preciso enviar os documentos, em formato editável, para o e-mail do Colegiado e fazerem o cadastro no SEI (empresa e aluno).

 

 

 

 

 

MODELOS DE DOCUMENTOS

 

REQUERIMENTO ESTÁGIO OPTATIVO

 

TERMO-DE-COMPROMISSO-ESTÁGIO-OPTATIVO:

TermoComp Estágio Optativo

 

PLANO DE Modelo-de-Plano-de-AtividadesATIVIDADES (modelo geral):

PlanoAtiv geral

 

PLANO DE ATIVIDADES (modelo específico PlanoAtiv Estágio em Farmácia optativo para FAS037-ESTÁGIO OPTATIVO EM FARMÁCIA II):

 

PlanoAtiv Estágio em Farmácia optativo

 

FICHA-DE-AVALIAÇÃO-Estágio-Optativo. MODELO

 

TERMO-ADITIVO:

TermoAditTComp22

O termo aditivo é um documento utilizado quando há necessidade de alterar alguma condição acordada no termo de compromisso. O mais comum é fazer um termo aditivo para: prorrogar o prazo de estágio, mudar o valor dos benefícios, alterar o supervisor de estágio. Ao término de um contrato de estágio, caso ambas as partes tenham interesse em dar continuidade ao estágio, não será preciso formular um novo contrato, bastando apenas, utilizar o termo aditivo, em igual número de vias, para prorrogar a duração do estágio. O termo aditivo também deve ser utilizado para pequenas mudanças nos contratos, como carga horária, valor de bolsa e horário do estágio.


 

TERMO-RESCISÓRIO:

TermoResTComp22

Quando ocorre o encerramento do contrato de estágio antes do prazo previsto.

 

____________________________________________________________________________________________

Professores-orientadores-estagios-OPTATIVOS-E-OBRIGATORIO-2024.1

(O aluno deve procurar o professor responsável pela área específica do seu estágio. Em caso de dúvida em relação a pertinência à área, o aluno deverá entrar em contato com o professor para o mesmo analisar se o estágio é pertinente àquela área escolhida)

 

__________________________________________________________________________________________________________________

SIMULADOR DE CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO

 

Caso o aluno tenha dúvida em relação a carga horária total de realizada, segue um simulador de carga horária com informações bem próximas às reais. SIMULADOR DE CARGA HORÁRIA


 

SISTEMA SEI-UFMG

A partir do dia 15 de junho de 2020, a tramitação da documentação de estágio optativo e obrigatório em Farmácia e Drogaria será feita diretamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. É uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, que tem como o intuito construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.

Assim, daremos início ao processo de assinatura eletrônica de documentos relacionados ao estágio. Inicialmente, iremos iniciar com os estágios optativos e obrigatórios em farmácias e drogarias.

Para que isso ocorra, alunos e empresas deverão se cadastrar no SEI, de acordo com os Procedimentos Operacionais Padrão descritos.

Diante do exposto, estamos divulgando o POP com o fluxograma geral do processo e o POP com as informações necessárias aos alunos e docentes.

Qualquer dúvida, favor entrar em contato com Colegiado pelo email: cografar@farmacia.ufmg.br

POP:  Alunos, Professores e Empresas

 

ATENÇÃO:

  • É indispensável o cadastro no SEI_UFMG para assinatura eletrônica.
  • A assinatura eletrônica é Linkada ao e-mail (pessoal) do usuário.
  • O cadastro no SEI-Estadual não tem interface com o SEI-UFMG.
  • Se já tiver o cadastro no SEI-UFMG, não é preciso fazer novamente.

 

Link para cadastro:  Usuário Externo

____________________________________________________________________________________________

 

 

DUVIDAS FREQUENTES:

Quando posso começar um estágio? 

Não há pre-requisito para o estágio optativo, assim, caso seja selecionado o aluno poderá iniciar em qualquer data.

Como faço minha matrícula no estágio? 

a função do aluno é entregar junto com o contrato o requerimento de matricula. assim, a matricula fica a cargo do colegiado. Em caso de inicio de estágio no meio do semestre, fica inviável fazer a matricula no mesmo período, nestes casos a matrícula é feita no semestre subsequente.

Quantos créditos de estágio posso dispensar?

o estágio entra no grupo de atividades complementares ( estágios – monitorias – participação em eventos e iniciação cientifica). Esse grupo de atividades permite dispensa de até 150 horas de disciplinas optativas. Vale destacar que a carga horária da disciplina de estágio não é a carga horária total realizada. De acordo com a matriz curricular de 2018, estágios de ate 300 horas dispensam 30 no curso; já os estágios superiores a 300 hs dispensam 90 horas.

Quantos estágios optativos posso fazer? 

Não há limite de estágios. A ressalva é em relação ao tempo de estágio em uma mesma empresa, que, conforme lei 11788/2008 não pode ser superior a 2 anos.

Já tenho todos os créditos, preciso matricular no estágio optativo? 

Sim! o estágio mesmo sendo uma atividade prática é uma disciplina, e como todas as disciplinas precisa de registro e aprovação no sistema, mesmo que já tenha atingido a marga máxima de integralização.

Posso usar meu estágio optativo como obrigatório? 

Pode, contudo existem regras específicas que devem ser observadas na aba destinada aos estágios obrigatórios.

Posso fazer apenas estágio optativo em um semestre?

Não, os estágios optativos são destinados ao aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no curso. Além disso, é preciso estar matriculado em uma carga horária mínima durante o semestre, o que impede a matrícula apenas no estágio optativo. Deste modo, ressalta-se que a previsão de realização de estágios de até 40 horas semanais é viável apenas para os estágios obrigatórios, quando não há mais nenhuma disciplina presencial a ser cursada.

Em caso de cancelamento de estágio a matricula na disciplina é cancelada? 

a matricula é referente a carga horária cumprida. Só haverá cancelamento de matricula em casos que o discente nao tenha cumprido a carga horária mínima de 150 horas.

Posso trancar a disciplina de estágio? 

o trancamento significa perda do vínculo, portanto, só poderá trancar mediante apresentação de termo rescisório do contrato de estágio.

Rolar para cima