Formulário de Proposta de Formação Complementar Aberta
O que é: A Formação Complementar Aberta é um dos percursos do curso de Farmácia que permite ao aluno ampliar a sua formação em qualquer campo do conhecimento, com base estritamente em seu interesse individual. O aluno deverá ter um professor orientador que o auxiliará a propor um plano de estudos para a sua formação em um campo do conhecimento com conexão conceitual com a linha de atuação do curso de Farmácia. O plano de estudos para a Formação Complementar aberta deverá ser autorizado pelo Colegiado do Curso. Para obter o certificado em formação complementar, o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima de 360 horas (24 créditos) em atividades acadêmicas curriculares dos cursos de graduação já existentes na UFMG.
O aluno só poderá solicitar a FORMAÇÃO COMPLEMENTAR ABERTA se:
- Estiver regularmente matriculado no Curso de Farmácia da UFMG (a partir do 5º período do curso diurno, e do 7º período do curso noturno).
Quando e onde solicitar:
- O prazo para protocolar a solicitação de Formação Complementar Aberta é o estipulado no Calendário Acadêmico da Faculdade de Farmácia (da 1ª a 4ª semana do semestre letivo) e a solicitação deve ser feita no Colegiado.
Outras informações:
- A proposta deve ser discutida com o orientador acadêmico do aluno.
- O aluno deverá solicitar também a orientação de um professor da área da formação complementar.
- A proposta deve ter uma carga horária mínima de 360 horas (24 créditos) mas, recomenda-se incluir um número maior de disciplinas.
- Devem ser anexados os programas das disciplinas propostas (disciplinas dos cursos de graduação da UFMG).
- Deve se anexar uma justificativa clara do objetivo da formação complementar e sua conexão conceitual com a área de Farmácia.
- Não poderão ser incluídas disciplinas de pós-graduação.
- Não poderão ser incluídas disciplinas já cursadas antes que a proposta de Formação Complementar tenha sido aprovada pelo Colegiado.