Prova no valor de 100 pontos, realizada após o término do semestre letivo. Têm direito a realização dessa prova os alunos que obtiveram conceito E (para tentarem aprovação na disciplina), bem como os alunos que obtiveram conceitos A, B,C ou D (para tentarem melhorar a nota final).
REQUISITOS BÁSICOS:
Ter o aluno obtido nota igual ou superior a 40 pontos e for frequente na disciplina.
DOCUMENTAÇÃO:
Requerimento próprio
INFORMAÇÕES GERAIS:
– No caso em que o aluno se inscrever, mas não comparecer ao exame especial deve ser mantido o resultado obtido no final do semestre, não procedendo a divisão do referido resultado por dois.
– Havendo acordo direto entre os alunos e o professor, não há necessidade de divulgação do exame especial pelo Colegiado, podendo o mesmo, inclusive, ser marcado para antes do período previsto no Calendário Escolar, desde que haja concordância de todos os alunos. Nesses casos, o professor deverá comunicar a data e horário do exame especial ao Colegiado.
PROCEDIMENTOS:
Professor: Ao enviar o diário eletrônico e havendo aluno(s) com conceito E, informa à Secretaria do Departamento a data, hora e local da aplicação do exame especial, dentro do prazo previsto no Calendário escolar.
Secretaria do Departamento: Informa ao Colegiado as definições quanto a data, hora e local da aplicação do exame especial.
Colegiado: Divulga a data, hora e local do exame especial.
Aluno: Comparece ao Colegiado na data fixada no calendário acadêmico e preenche requerimento de inscrição para realização do exame especial
Colegiado: Recebe o requerimento e encaminha aos professores das disciplinas.
Professor: Aplica o exame, calcula a nota final e lança no diário eletrônico conforme a data estabelecida no calendário acadêmico.
A forma de lançar a nota final, após o exame especial, foi alterada. Se o aluno obtiver nota igual ou maior que 60 no exame especial, sua nota final será 60. Caso tenha tirado nota 50 no semestre, o estudante não precisa mais ter nota 70 no exame especial para chegar à média de aprovação. Basta atingir 60 pontos no exame. Se ele atingir menos de 60, fica com a maior nota, na comparação entre a nota do exame e a do período letivo.