Por percurso curricular entende-se uma possibilidade de formação, prevista na estrutura curricular de um curso, propiciadora de diferentes trajetórias de formação de estudantes e dotada de especificidade temática caracterizada por determinados conhecimentos, habilidades e atitudes próprios ao perfil do egresso do curso. No Curso de Biomedicina, existem dois percursos: percurso padrão e percurso de Formação Complementar Aberta.
Percurso Padrão
Este percurso proporciona uma formação padrão de Biomédico, sem a necessidade de complementações adicionais. Todos(as) os(as) estudantes do Curso estão automaticamente inseridos neste percurso. Desta forma, os que optarem por este percurso não precisam adotar nenhum procedimento.
Percurso de Formação Complementar Aberta (FCA)
O objetivo deste percurso é aprimorar a formação ao permitir que os estudantes enfoquem e enriqueçam sua educação em áreas de interesse pessoal, oferecendo conjuntos integrados de atividades acadêmicas que possibilitem a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes em domínios do conhecimento distintos daqueles tipicamente associados ao curso. Assim, a FCA oferece ao aluno a oportunidade de direcionar sua formação para uma área de interesse, porém, é a realização do estágio obrigatório que determinará a(s) futura(s) área(s) de habilitação. Caso opte por esse percurso, o estudante deverá fazer uma solicitação ao Colegiado a partir do quarto período do curso, após elaborar uma Proposta de FCA, seguindo as datas estabelecidas no calendário escolar.
Dica: Antes de escolher as disciplinas para incluir em sua FCA, é crucial planejar com antecedência. Procure orientação de um professor que seja especialista na área em questão. Certifique-se de saber se as disciplinas são obrigatórias ou optativas, e verifique a frequência com que são ofertadas, se costumam ter vagas remanescentes e seus horários de oferta. Essas informações são essenciais para uma seleção informada e bem-sucedida das disciplinas que você deseja cursar.