Por percurso curricular entende-se uma possibilidade de formação, prevista na estrutura curricular de um curso, propiciadora de diferentes trajetórias de formação de estudantes e dotada de especificidade temática caracterizada por determinados conhecimentos, habilidades e atitudes próprios ao perfil do egresso do curso. No Curso de Biomedicina, existem dois percursos: percurso padrão e percurso de Formação Complementar Aberta.
Percurso Padrão
Este percurso proporciona uma formação padrão de Biomédico, sem a necessidade de complementações adicionais. Todos os estudantes do Curso estão automaticamente inseridos neste percurso. Desta forma, os que optarem por este percurso não precisam adotar nenhum procedimento.
Percurso de Formação Complementar Aberta (FCA)
O percurso FCA tem como objetivo ampliar e enriquecer a formação do estudante, permitindo que explore áreas de interesse pessoal além daquelas tradicionalmente abordadas pelo curso de Biomedicina. Por meio da FCA, o aluno pode direcionar sua trajetória acadêmica de forma personalizada, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes em outras áreas do saber. Contudo, é importante destacar que, embora a FCA contribua significativamente para a formação do estudante, é o estágio curricular que definirá a(s) futura(s) área(s) de habilitação profissional.
A partir do quarto período do curso, o estudante interessado poderá solicitar a adesão ao percurso FCA, seguindo os seguintes passos:
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Escolher uma área de interesse;
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Buscar a orientação de um professor da UFMG que atue na área escolhida;
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Elaborar, em conjunto com o professor orientador, uma Proposta de FCA, composta por disciplinas de graduação da UFMG que, somadas, totalizem no mínimo 300 horas;
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Enviar a proposta ao Colegiado do curso via Moodle, em local específico para esse fim e respeitando os prazos estabelecidos no calendário escolar.
Para que a proposta seja viável e bem-sucedida, é essencial planejar com antecedência. Antes de definir as disciplinas que farão parte da FCA, o estudante deve considerar:
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A frequência com que as disciplinas são ofertadas;
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A disponibilidade de vagas para alunos externos ao curso de origem da disciplina;
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A compatibilidade dos horários com a grade regular do curso;
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A pertinência das disciplinas em relação ao foco da proposta.
A escolha das disciplinas deve ser estratégica e compatível com os objetivos formativos do estudante, sempre com o respaldo e a validação de um professor orientador da área. Ressalta-se que a inclusão de disciplinas na proposta de FCA não assegura a matrícula nas mesmas, estando esta condicionada à disponibilidade de vagas. Dessa forma, recomenda-se que o estudante elabore sua proposta com cautela, considerando alternativas viáveis. A proposta será submetida à apreciação do Colegiado do curso, que avaliará sua pertinência, consistência e viabilidade. O percurso FCA somente terá validade após a aprovação formal pelo Colegiado.