Atestado / Certificado / Declaração / Histórico Escolar

Emissão de Histórico Escolar de Graduação com Autencidade pelo SiGA

Estudantes ativos(as) e estudantes com registro inativo (devido à conclusão do curso ou desligamento) podem emitir o Histórico Escolar de Graduação com autenticidade pelo SiGA. Para auxiliar nesta funcionalidade, a Coordenação de Sistemas Acadêmicos desenvolveu um roteiro que está disponível aqui.

Emissão de Comprovante de Matrícula com Autenticidade pelo SiGA

Estudantes ativos(as) também têm a opção de gerar seu Comprovante de Matrícula para o semestre letivo de forma simples através do SiGA (Área do Aluno), utilizando o acesso do MinhaUfmg. O comprovante disponível para emissão será sempre aquele da última matrícula efetivada pelo SIGA e será válido para autenticação por até seis meses ou até que seja realizada a matrícula do semestre seguinte. Este tutorial fornece um guia passo a passo para o download do arquivo.

Emissão de Documentos diretamente com o Colegiado do Curso

A emissão de documentos pelo Colegiado do Curso de Biomedicina é um procedimento que permite comprovar situações ou dados relacionados à vida acadêmica de estudantes ou ex-estudantes.Para solicitar documentos como declarações, histórico e outros, é necessário efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 5,00 (cinco reais) para cada documento solicitado. Para gerar a GRU, clique aqui e preencha o formulário de acordo com as instruções abaixo.

• CPF: CPF do contribuinte
  • Nome do contribuinte: Nome completo do contribuinte
  • Competência: Mês e ano no formato MM/AAAA (Ex.: 12/2024)
  • Valor Principal: 5,00
  • Valor Total: 5,00

Após preencher os campos necessários, clique no botão “Gerar GRU”. Isso resultará na geração de um arquivo PDF contendo a GRU preenchida com os dados inseridos. Em seguida, basta efetuar o pagamento e enviar os comprovantes para o e-mail do Colegiado (biomedicina@farmacia.ufmg.br). Se precisar de alguma assistência adicional, não hesite em entrar em contato.

O prazo de retorno para a emissão dos documentos é de três dias úteis!

Emissão de Declaração de Frequência e de Comparecimento à Prova/Atividade Avaliativa

Durante a vigência do semestre letivo, o Colegiado do Curso não detém acesso aos registros de frequência, ao desempenho acadêmico, bem como às datas e horários das avaliações dos discentes, salvo após a finalização do registro de frequência pelo(a) respectivo(a) docente. Portanto, a validação desses pontos é uma prerrogativa exclusiva dos(as) professores(as). Para solicitar Declaração de Frequência e Declaração de Comparecimento à Prova/Atividade Avaliativa, os(as) alunos(as) devem fazem a solicitação diretamente ao(à) docente responsável pela disciplina. Disponibilizamos aqui modelos que podem ser utilizados para esse fim:

Modelo para Declaração de Comparecimento.

Modelo para Declaração de Frequência.