O aproveitamento por assiduidade é uma possibilidade prevista nas Normas Gerais de Graduação da UFMG (art. 11, §4º) e pode ser concedido a critério da Câmara Departamental ou estrutura equivalente do curso. Essa modalidade permite que estudantes que tenham sido reprovados em uma disciplina com nota igual ou superior a 40 e frequência suficiente, sejam dispensados da obrigatoriedade de frequência ao cursarem novamente a mesma disciplina no semestre seguinte.
O que é aproveitado?
O aproveitamento diz respeito exclusivamente à frequência. A nota anterior não é reaproveitada, ou seja, o(a) estudante deverá cursar novamente a disciplina, mas estará dispensado(a) de frequentar as aulas. Sua nova nota será obtida com base nas avaliações realizadas no novo período letivo, conforme orientação do(a) docente responsável.
Condições para solicitar o aproveitamento por assiduidade
Para que o(a) estudante possa solicitar o aproveitamento da assiduidade, é necessário atender a todos os requisitos abaixo:
- Ter sido reprovado(a) na disciplina com nota igual ou superior a 40 pontos e frequência suficiente, ou seja, sem reprovação por faltas.
- A disciplina precisa ser do tipo DIG (Disciplina de Graduação), ofertada novamente no período letivo subsequente.
- Nem todas as disciplinas permitem o aproveitamento por assiduidade.
- É necessário verificar se a disciplina foi previamente autorizada pelo Departamento responsável para essa finalidade. Por isso, recomenda-se que o(a) estudante consulte o Colegiado do curso antes de fazer a solicitação.
- A solicitação só pode ser feita no semestre imediatamente seguinte à reprovação na disciplina.
Prazos
O requerimento de aproveitamento por assiduidade ficará disponível:
• Início: uma semana antes do término do semestre letivo em que a disciplina está sendo cursada.
• Término: até o dia anterior à abertura do requerimento online de matrícula para o semestre seguinte.
Como solicitar?
O pedido deve ser feito via e-mail do Colegiado do Curso (biomedicina@farmacia.ufmg.br). A Coordenadoria de Sistemas Acadêmicos elaborou um manual com orientações detalhadas, que pode ser acessado aqui.

