A PROFISSÃO
A Biomedicina é definida como a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre medicina e biologia, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e eco-epidemiológicos, com intuito de encontrar suas causas, prevenção, diagnóstico e tratamento. As Diretrizes Curriculares definem o Perfil do Profissional Biomédico como: “Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade” (Resolução CNE/CES 104/2002).”
O CURSO DE BIOMEDICINA NA UFMG
O curso de Biomedicina da UFMG teve início no ano de 2010. O curso é noturno, com duração prevista de cinco anos e meio. São duas entradas anuais de 20 estudantes. Nos cinco primeiros períodos, as disciplinas de formação básica são cursadas principalmente no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A partir do quinto período, os estudantes passam a cursar disciplinas na área de Análises Clínicas e Toxicológicas ofertadas na Faculdade de Farmácia da UFMG. Em sua estrutura, o curso adota o conceito de flexibilidade curricular, tendo um eixo central direcionado às Análises Clínicas, mas com possibilidades de formações complementares, que permitem ao aluno escolher disciplinas optativas de seu interesse dentre as presentes na matriz curricular ou no âmbito da UFMG. Desta forma, o estudante pode ampliar seu entendimento sobre a relação de sua área de formação com outras áreas de conhecimento, uma vez que alguns conhecimentos vão além das áreas específicas de formação. A estrutura curricular do Curso de Biomedicina também favorece a oferta/integralização de atividades acadêmicas em projetos de ensino, pesquisa e extensão, incentivada por meio de programas institucionais que oferecem bolsas acadêmicas.
O Curso de Biomedicina, além de contemplar as Diretrizes Curriculares Nacionais, adota em suas práticas pedagógicas os princípios institucionais propostos pela UFMG. Dentre estes princípios está a flexibilização curricular, que busca conferir ao aluno a autonomia para propor o percurso de acordo com as alternativas de trajetória disponíveis.As atividades acadêmicas do curso são categorizadas de modo a estabelecer um Núcleo de Formação Específica Comum, obrigatório para todos os percursos e um Núcleo de Formação Complementar, constituído de disciplinas optativas que devem ser cursadas à escolha do aluno, desde que constantes na matriz curricular, ou no caso de Formação Aberta, sob aprovação do Colegiado. O aluno ainda pode cursar uma carga horária de Formação Livre, ou seja, de disciplinas não constantes na matriz curricular, de livre escolha no âmbito da UFMG.Atividades complementares como participação em eventos, em projetos de pesquisa, ensino e extensão e estágios optativos podem ser aproveitadas como créditos de disciplinas optativas para a integralização curricular, desde que obedeçam a normas específicas aprovadas pelo Colegiado.