Biomedicina: a ciência como prioridade!

A profissão

O Biomédico é um profissional de destaque no campo da saúde, desempenhando um papel essencial na pesquisa, diagnóstico e prevenção de doenças. Com uma formação ampla e embasada em conhecimentos científicos, esses profissionais são capacitados para conduzir análises laboratoriais precisas que auxiliam no diagnóstico e tratamento de pacientes. Além disso, sua atuação se estende à pesquisa científica, permitindo a investigação de novas terapias e o avanço da área da saúde. A versatilidade do Biomédico se reflete em sua capacidade de trabalhar em diversas áreas, como análises clínicas, biologia molecular, diagnóstico por imagem, estética, perfusão extracorpórea, entre outras. Sua contribuição é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, garantir a segurança dos pacientes e promover avanços importantes na compreensão da saúde humana, animal  e ambiental.

O Curso de Biomedicina na UFMG

O curso de Biomedicina da UFMG foi criado a partir da percepção de uma revolução biotecnológica mundial. A iniciativa, realizada em uma Instituição celebrada por sua excelência acadêmica e por impulsionar constantemente a ciência e a saúde em âmbito regional e nacional, não se limitou apenas a expandir as opções educacionais oferecidas; o curso também se mostrou como uma oportunidade para impulsionar a pesquisa e a extensão universitária, estimular a interdisciplinaridade, fortalecer o crescimento socioeconômico e auxiliar na ampliação da chamada Saúde Única.

Instituído em 2010, o curso foi elaborado atendendo às demandas do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), no âmbito do Plano de Aceleração do Crescimento para a Educação previsto pelo Governo Federal. A idealização do curso partiu da iniciativa do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT) da Faculdade de Farmácia (FAFAR). O curso é noturno, com duração prevista de cinco anos e meio. São duas entradas anuais de 20 estudantes. Nos cinco primeiros períodos, as disciplinas de formação básica são cursadas principalmente no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A partir do quinto período, os estudantes passam a cursar disciplinas mais específicas ofertadas na Faculdade de Farmácia da UFMG.

O curso adota uma estrutura baseada no conceito de flexibilidade curricular, com um eixo central focado em Análises Clínicas e Toxicológicas. Além disso, oferece possibilidades de formações complementares, permitindo que os estudantes escolham Atividades Acadêmicas Curriculares de interesse, tanto dentro da matriz curricular quanto âmbito da UFMG. A estrutura curricular do Curso de Biomedicina também favorece a oferta/integralização de atividades acadêmicas em projetos de ensino, pesquisa e extensão, incentivada por meio de programas institucionais que oferecem bolsas acadêmicas.

Diretrizes Curriculares Nacionais

Informações sobre o Curso / e-MEC

Link para a logo do Curso

Mostra das Profissões

Rolar para cima