Estágio Não Obrigatório (Optativo)

Informações Iniciais

Estágio Não Obrigatório, também conhecido como Estágio Optativo, é uma forma de experiência profissional na qual o estudante realiza atividades práticas em uma empresa, instituição ou organização, com o objetivo de complementar sua formação acadêmica e adquirir experiência relevante para sua área de estudo. Ao contrário do Estágio Obrigatório, o Estágio Não Obrigatório é sempre remunerado e não é considerado uma exigência para a obtenção do diploma.

O estudante que realizar Estágio Não Obrigatório poderá integralizar 04 créditos do grupo de disciplinas optativas ao se matricular na disciplina Vivência Profissional Complementar (ACT090), desde que cumpra uma carga horária mínima de 120 horas de estágio e seja aprovado na mesma. Para que o estudante compreenda as responsabilidades de todas as partes envolvidas, é fundamental que ele esteja familiarizado com o Regulamento do Curso. Além disso, é de extrema importância que o aluno mantenha seu cartão de vacinação atualizado, pois essa é uma exigência em muitos locais de estágio.

Coordenação de Estágio Não Obrigatório
Coordenador Email
Vicente de Paulo Coelho Peixoto de Toledo vicktoledo@gmail.com
Protocolo Padrão

Para oficialização do Estágio Não Obrigatório, todos os documentos passam por um processo de assinatura eletrônica realizado pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFMG. É essencial ressaltar que este é o protocolo prioritário a ser seguido para a assinatura dos documentos, visando garantir a integridade, autenticidade e segurança dos mesmos no processo. A seguir, são detalhados os passos para sua realização.

Fluxograma de Etapas para formalização de Estágio Não Obrigatório com protocolo de registro padrão (via SEI UFMG).

DESCRIÇÃO DAS ETAPAS

Captação da Vaga

A secretaria do Colegiado do Curso pode informar sobre as vagas disponíveis para Estágio Não Obrigatório. No entanto, é comum que os estudantes procurem essas oportunidades por conta própria em áreas relacionadas à Biomedicina. A seleção dos discentes geralmente é feita pela Concedente do Estágio, seguindo critérios específicos que variam para cada vaga, sobre os quais a Coordenação do Curso não tem controle.

Leitura dos Procedimentos

Após ser aprovado para uma vaga, o estudante deve realizar a leitura cuidadosa dos procedimentos relacionados ao Estágio Não Obrigatório na página do Colegiado do Curso.

Cadastro no SEI UFMG

É necessário que todas as partes envolvidas no processo de estágio – incluindo o estudante, o Coordenador de Estágio Não Obrigatório, o Coordenador do Colegiado do Curso e o Supervisor de Estágio – estejam cadastradas no SEI UFMG. Para indivíduos que não façam parte do quadro permanente de servidores ou não sejam colaboradores terceirizados já cadastrados, é necessário realizar o cadastro como membro externo. Os passos para realizar esse cadastro estão disponíveis clicando aqui ou utilizando o QR Code disponibilizado acima.

Elaboração da Documentação

O estudante é responsável por preencher o Termo de Compromisso e o Plano de Atividades. Em caso de dificuldade no preenchimento, o Coordenador de Estágio Não Obrigatório pode ser contatado para auxílio. Os dados da Coordenação do Curso, bem como o modelo do Termo de Compromisso e do Plano de Atividades podem ser encontrados ao final desta página. É comum que a concedente de Estágio tenha seus próprios modelos desses documentos. Além disso, nesta etapa, o aluno deve preencher o Formulário de Matrícula na disciplina Vivência Profissional Complementar (ACT090), também disponibilizado ao final desta página.

Envio dos Documentos para o Coordenador de Estágio Não Obrigatório

O Plano de Atividades, o Termo de Compromisso e o Formulário de Matrícula devem ser elaborados no formato Word e enviados para o e-mail do Coordenador de Estágio Não Obrigatório. O estudante deve certificar-se de que os documentos estejam corretamente preenchidos e anexados antes de enviar. Em nenhuma circunstância serão aceitos arquivos enviados diretamente pelo discente para o e-mail do Colegiado do Curso.

Conferência por parte do Coordenador de Estágio Não Obrigatório

O Coordenador de Estágio Não Obrigatório receberá a documentação por e-mail e realizará a conferência. Se forem necessárias correções, o Coordenador de Estágio Não Obrigatório solicitará ao discente que as faça. Após conferência e se não houver necessidade de correção, o Coordenador de Estágio Não Obrigatório irá encaminhar a documentação para o e-mail do Colegiado do Curso. O prazo para o envio da documentação pelo Coordenador de Estágio Não Obrigatório para o Colegiado é de até 5 dias úteis a partir da data de recebimento do e-mail do discente. Sempre que houver uma alteração ou reenvio de documentação, o prazo será reiniciado.

Coleta de Assinaturas

Após receber a documentação, a secretaria do Colegiado do Curso irá inserir os documentos no SEI e os disponibilizará para assinatura do aluno, do Supervisor de Campo, do Coordenador de Estágio Não Obrigatório e do Coordenador do Curso. O prazo para que todas as partes assinem é de 3 dias úteis. Após a assinatura de todas as partes, o Estágio pode ser iniciado, seguindo as datas estabelecidas na documentação. Nesta fase, a secretaria do Colegiado do Curso procederá com a matrícula do discente na disciplina Vivência Profissional Complementar (ACT090).

Protocolos Alternativos

Conforme exigência do local de estágio e na impossibilidade do uso do SEI, os documentos podem ser assinados por outras plataformas digitais. No entanto, se mesmo essas plataformas digitais não puderem ser utilizadas, há a possibilidade de recorrer, em último caso, à assinatura manual dos documentos. Nesse cenário, cada parte envolvida no processo assinará os documentos fisicamente. É importante ressaltar que essa abordagem manual é adotada apenas em casos excepcionais, nos quais não há outra alternativa viável, como a resistência do local de estágio em adotar assinatura eletrônica pelo SEI. Para saber mais sobre esses protocolos alternativos, clique aqui.

Métodos de Avaliação do Estágio Obrigatório

Durante o período de estágio, o discente precisará providenciar o preenchimento da Ficha de Controle de Frequência, que serve como garantia de cumprimento de carga horária. A avaliação dos estudantes seguirá uma média entre a nota atribuída na Ficha de Avaliação pelo Supervisor de Campo e a nota do Relatório dada pelo Coordenador de Estágio Não Obrigatório. Portanto, ao final do semestre, o aluno matriculado deve procurar o Coordenador de Estágio Não Obrigatório para entregá-lo a Ficha de Avaliação pelo Supervisor de Campo e o Relatório de Estágio Não Obrigatório. Se esses documentos não forem encaminhados ao Coordenador de Estágio Não Obrigatório, o aluno será automaticamente reprovado.

FAQ – Perguntas Frequentes

Tendo em vista as dúvidas comuns que surgem frequentemente sobre o Estágio, foi preparado um FAQ para auxiliar os estudantes. Com essa iniciativa, espera-se fornecer informações claras e acessíveis, garantindo uma experiência de estágio mais transparente e produtiva. Clique aqui para ter acesso ao FAQ. Se as dúvidas persistirem, o estudante pode entrar em contato com a secretaria do Colegiado (biomedicina@farmacia.ufmg.br) ou diretamente com o Coordenador de Estágio Não Obrigatório.

Informações Complementares e Acesso aos Documentos do Estágio
  • Dados da Coordenação do Curso
    • Patrícia Nessralla Alpoim – Matrícula UFMG: 258555
    • Portaria de Designação: Portaria Nº 3913, de 03 de maio de 2023

Cadastro no SEI UFMG

Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório

Plano de Atividades do Estágio Não Obrigatório

Formulário de Matrícula na disciplina Vivência Profissional Complementar (ACT090)

Termo Aditivo de Estágio Não Obrigatório

Termo Rescisório de Estágio Não Obrigatório

Ficha de Avaliação de Estágio Não Obrigatório

Ficha de Controle de Frequência de Estágio Não Obrigatório

Modelo de Relatório de Estágio

Scroll to Top