Novidades no SIGA – Comprovante de matricula disponível no aplicativo

Comprovante de matrícula

Prezado(a) aluno(a):

A partir de agora, você poderá emitir seu COMPROVANTE DE MATRÍCULA do semestre letivo diretamente no SIGA (Área do Aluno), utilizando o acesso do MinhaUfmg.

O comprovante disponível para emissão será sempre aquele da última matrícula efetivada pelo SIGA e será válido para autenticação por até seis meses ou até que seja realizada a matrícula do semestre seguinte.

PASSO A PASSO (EMISSÃO)

1) Na área do aluno acessar o novo ícone “Meus Documentos Autenticáveis”;
2) Acionar o comando “Criar novo documento autenticável…”;
3) Selecionar o tipo de documento “Comprovante de matrícula”;
4) Clicar no comando “Continuar”. Ao confirmar a mensagem de criação do documento, o comprovante de matrícula é gerado;
5) Para visualizar o documento (em PDF), basta clicar no ícone com uma seta para baixo “Baixar documento anexado”;

AUTENTICAÇÃO DO COMPROVANTE DE MATRÍCULA

O comprovante de matrícula pode ser autenticado pela leitura do QR Code (Smartphones) ou manualmente, inserindo o código (link) de autenticação gerado no comprovante de matrícula em um navegador Web.

O aluno poderá gerar um novo comprovante de matrícula para o semestre letivo corrente, a fim de atualizar alguma informação relativa às suas matrículas ou para alterar a data de emissão do comprovante gerado. Porém, será mantido na base de dados somente um comprovante por semestre. Desta forma, qualquer outro comprovante emitido anteriormente não será mais válido e seu código de autenticação não poderá ser validado no sistema de autenticação da UFMG.